Copa de 2022 - Matéria 8
Catar acusado de comprar votos
Por Lucas Guaratini
Desde a escolha como país sede da Copa do Mundo 2022, o Catar foi acusado de ter comprado votos para ganhar a eleição. Na ocasião, eles bateram por 14 a 8 a disputa contra os Estados Unidos na rodada final para a escolha da sede. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA houve pagamento a oficiais da FIFA em troca de votos. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria sido um deles.
Além dos americanos, outros países também se candidataram, tais como Austrália, Japão, Coréia do Sul. Inclusive, alguns membros da FIFA acreditavam que a melhor candidatura era dos australianos, mas no fim das contas o Catar foi o escolhido para abrigar a Copa 2022 no dia 2 de fevereiro de 2010, em Zurique, na Suíça.
O jornal britânico The Sunday Times publicou, no dia 10 de novembro, que o Catar pagou US$ 880 milhões (R$ 3,4 milhões, na época) para ser o país sede da Copa do Mundo. Um fato curioso é que, naquela reunião em 2010 para decidir o pais sede, dois membros do comitê executivo da FIFA foram suspensos antes mesmo da votação após alegações de corrupções em relação aos seus votos.
 |
Fonte: site uol 29/03/2019. Imagem: AFP. |
O então presidente da FIFA na época, Joseph Blatter, apoiou a candidatura do Catar. Desde os últimos dias que antecedem o maior evento esportivo do planeta, ele dizia que a FIFA podia ter tomado a decisão errada. Blatter está, atualmente, sendo julgado na Suíça por fraude, peculato e corrupção.
Um relatório divulgado em 9 de dezembro de 2010 citou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmando que outros países poderiam sediar alguns jogos da Copa do Mundo. No entanto, nenhum país específico foi nomeado.
Todas as cidades sedes foram informadas que os estádios no Catar tinham de refletir os aspectos históricos e culturais do país e que cada estádio precisava incorporar quatro prioridades: legado, conforto, acessibilidade e sustentabilidade. O Catar, com todo o seu potencial financeiro, conseguiu entregar tudo o que havia planejado. A cerimônia de abertura ocorreu no dia 20/11 com o jogo entre Catar e Equador.