terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Podcast VOCÊ INFLUENCIA

Você Influencia
Por Lucas de Andrade Lindolfo

Lucas de Andrade Lindolfo.
Lucas de Andrade Lindolfo, 24 anos, mora na cidade de Jundiaí. Está no 8° semestre do curso de Jornalismo da Universidade Paulista - UNIP da cidade de Jundiaí. Sempre gostou do mundo da televisão e tem diversos cursos relacionados ao Jornalismo como: Assistente de Produção Audiovisual, Oficina TVTEC, Oratória: Falar Bem em Público, PODCAST e Práticas de Mídias Sociais... todos esses cursos foram disponibilizados pela TVTEC que fica em Jundiaí. Lucas, que gosta de aprender coisas novas, também realizou os cursos de CANVAS - Desenhando seu projeto como negócio e o MOOC - English On-line 1 que foram disponibilizados pelo Centro Paula Souza.

Ouça o PODCAST Você Influencia no qual Lucas entrevista alguns influenciadores de São Paulo e de Jundiaí como Wesley Vasconcelos, Mariane Silva, Franklin Aguiar, Vitória Censi, João Victor (ou João Dorigon) e Mateus Pardinho e dá algumas valiosas dicas para você usar o Instagram e cuidar do seu perfil nas redes. Ao todos são 10 episódios.

Acesse o PODCAST Você Influencia clicando no aqui

Relação dos episódios:

  • Episódio 1 - Introdução
  • Episódio 2 - Wesley Influencia
  • Episódio 3 - Mariane Influencia
  • Episódio 4 - Instagram e suas funções
  • Episódio 5 - Franklin Influencia
  • Episódio 6 - Vitória Influencia
  • Episódio 7 - O seu perfil é você!
  • Episódio 8 - João Influencia
  • Episódio 9 - Mateus Influencia
  • Episódio 10 - Conclusão

Marrocos escreve uma bela história na Copa do Catar

Copa de 2022 - Matéria 10

Marrocos e a Copa 2022
Por Lucas Guaratini

Certamente a seleção marroquina não estava entre as favoritas ao título da Copa do Mundo 2022, muito menos de ir longe na competição. Fato é que, após 3 semanas de mundial, a história é bem diferente do que qualquer um poderia imaginar.

Os marroquinos iniciaram a Copa do Mundo como "zebra" e hoje estão entra as quatro melhores seleções do mundo. Em um grupo com a atual vice-campeã Croácia e a ótima geração belga, os africanos mostraram ao mundo o seu futebol de superação e muita qualidade, empatando com os croatas e fechando a chave na primeira colocação com duas vitórias, uma contra Bélgica e outra contra Canadá.

Fonte: site da Wikipedia. Walid Regragui.

Um dos nomes que já fez história nessa copa, mas não entra em campo, é o do técnico da seleção marroquina, Walid Regragui, que entendeu muito bem como jogar de forma franca com as melhores seleções do mundo, mesmo tendo um elenco com menos qualidade.

Até aqui, a seleção de Marrocos faz um jogo de muita entrega por parte de seus jogadores que, constantemente, estão marcando seus adversários de perto. Walid também implementou a filosofia de Marrocos jogar sem medo, trocando passes com qualidade para chegar aos gols.

O treinador conta com o goleiro Bono que, nas oitavas de final, no jogo contra a Espanha, trabalhou muito e segurou o empate durante os 90 minutos regulamentares e os 30 minutos de prorrogação. A Espanha errou todas as cobranças e as duas defesas de Bono ajudaram a garantir as quartas de final para a seleção marroquina.

E a história não para por aqui. No confronto de quartas de final, Walid e seus comandados enfrentaram a seleção de Portugal que começou a partida com Cristiano Ronaldo no banco de reservas. Na fase anterior os lusitanos tinham acabado de golear a Suíça por 6 a 1 e estavam embalados portanto, eram favoritos para avançar. No entanto, Marrocos fez história novamente e, com um gol de En-Nesyri, a seleção africana derrotou os portugueses por 1 a 0 e avançaram para as semifinais tornando-se a primeira seleção do continente africano a chegar nessa fase.

A seleção marroquina tentará, pela primeira vez, representar a África na final de uma Copa do Mundo. O duelo das semifinais serão contra os atuais campeões (França) e a partida acontecerá no dia 14/12 às 16 horas (horário de Brasília).


Primeira Copa do Mundo a ser realizada no final do ano

Copa de 2022 - Matéria 9

Copa do Mundo no final do ano?
Por Lucas Guaratini

A Copa do Mundo é o maior espetáculo esportivo e a Copa do Catar é a primeira, na história das copas, a ser realizada no final do ano. A abertura do evento ocorreu no dia 20/11/2022 e a grande final será no dia 18/12/2022.

Fonte: https://blog.betway.com/pt/futebol/por-que-a-copa-do-mundo-2022-será-no-fim-do-ano/
Foto: Alamy Stock Photo.

As copas sempre foram realizadas entre os meses de junho a julho, no entanto o clima nesse período do ano no Oriente Médio impossibilitou a realização do campeonato como de costume. No meio do ano o Catar chega a registrar temperaturas extremamente altas. Em 21 de junho, dia que marca o primeiro dia de verão no país. a temperatura em Doha, capital de Catar, registrou 44°C. Além do calor intenso, as sensações térmicas chegam perto dos 60°C e, pela localização perto do deserto, o Catar ainda sofre com baixa umidade do ar e tempestades de areia.

Pensando nas melhores condições para realizar o evento, a decisão da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado - em português) foi transferir o espetáculo para os meses de novembro e dezembro, quando o Catar registra temperaturas mais amenas.

Com isso em mente, mesmo com temperaturas mais baixas no final do ano, foram instalados, em todos os estádios, aparelhos de ar-condicionado, pensando não somente nos jogadores, mas em todos os espectadores das partidas.

Um fato curioso é que já tivemos edições de Copa do Mundo com temperaturas altas. Uma delas foi a Copa de 1994, nos Estados Unidos, quando o Brasil se sagrou tetracampeão. Naquela mesma edição, ainda na fase de grupos, Irlanda e México chegaram a jogar com 44°C de temperatura no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.


Sede da Copa 2022 foi comprada?

Copa de 2022 - Matéria 8

Catar acusado de comprar votos
Por Lucas Guaratini

Desde a escolha como país sede da Copa do Mundo 2022, o Catar foi acusado de ter comprado votos para ganhar a eleição. Na ocasião, eles bateram por 14 a 8 a disputa contra os Estados Unidos na rodada final para a escolha da sede. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA houve pagamento a oficiais da FIFA em troca de votos. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria sido um deles.

Além dos americanos, outros países também se candidataram, tais como Austrália, Japão, Coréia do Sul. Inclusive, alguns membros da FIFA acreditavam que a melhor candidatura era dos australianos, mas no fim das contas o Catar foi o escolhido para abrigar a Copa 2022 no dia 2 de fevereiro de 2010, em Zurique, na Suíça.

O jornal britânico The Sunday Times publicou, no dia 10 de novembro, que o Catar pagou US$ 880 milhões (R$ 3,4 milhões, na época) para ser o país sede da Copa do Mundo. Um fato curioso é que, naquela reunião em 2010 para decidir o pais sede, dois membros do comitê executivo da FIFA foram suspensos antes mesmo da votação após alegações de corrupções em relação aos seus votos.

Fonte: site uol 29/03/2019. Imagem: AFP.

O então presidente da FIFA na época, Joseph Blatter, apoiou a candidatura do Catar. Desde os últimos dias que antecedem o maior evento esportivo do planeta, ele dizia que a FIFA podia ter tomado a decisão errada. Blatter está, atualmente, sendo julgado na Suíça por fraude, peculato e corrupção.

Um relatório divulgado em 9 de dezembro de 2010 citou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmando que outros países poderiam sediar alguns jogos da Copa do Mundo. No entanto, nenhum país específico foi nomeado.

Todas as cidades sedes foram informadas que os estádios no Catar tinham de refletir os aspectos históricos e culturais do país e que cada estádio precisava incorporar quatro prioridades: legado, conforto, acessibilidade e sustentabilidade. O Catar, com todo o seu potencial financeiro, conseguiu entregar tudo o que havia planejado. A cerimônia de abertura ocorreu no dia 20/11 com o jogo entre Catar e Equador.

Catar é acusado de trabalho escravo nos estádios da Copa 2022

Copa de 2022 - Matéria 7

Trabalho escravo na Copa 2022
Por Lucas Guaratini

Para sediar a Copa do Mundo existem alguns requisitos sobre o país sede, como: ter pelo menos 12 estádios com capacidade mínima de 40 mil pessoas, o campo da final deve possuir, no mínimo, 80 mil lugares, o país deve oferecer turismo, segurança, condições de trabalho nos estádios etc. As condições de trabalho dos imigrantes que construíram os estádios para o torneio no Catar já causou muitas polêmicas nesta copa. Organizações que defendem os Direitos Humanos acusam a FIFA e o Catar de submeterem imigrantes a condições de trabalho análogas à escravidão na construção dos estádios, inclusive nas altas temperaturas de até 50 graus no Oriente Médio.

O governo do Catar construiu uma cidade totalmente nova, chamada Lusail, para este evento. Além disso, foi preciso criar uma grande infraestrutura nos arredores do estádio para receber o evento e que exigiu o trabalho em turnos dobrados por dias e noites. Sem contar nas denúncias de contratações ilegais de funcionários para as obras que nunca recebiam o dinheiro pelo árduo trabalho realizado.

Fonte: estádio de Lusail, palco da abertura da Copa. Foto de Jorge Natan.

Durante toda a construção dos estádios que foram programados para sediar as competições ocorreram, no mínimo, 6,5 mil mortes segundo o jornal britânico The Guardian. As vítimas eram, em sua maioria, de países sul-asiáticos, tais como: Paquistão, Nepal, Sri Lanka entre outros. Para piorar a situação, o jornal fez uma investigação mais apurada que revelou que o número de mortes está, provavelmente, errado um vez que os óbitos ocorridos nos últimos meses de 2020 não estavam incluídos. 

A condição da pandemia de Covid-19 também teve péssima condução pelo governo do Catar, que proibiu a saída dos trabalhadores de seus alojamentos, forçando-os a ficarem todos aglomerados em seus dormitórios no auge da pandemia, o que facilitou o contágio. As mulheres que ali trabalhavam também sofriam muito, pois ficavam muito expostas facilitando o abuso sexual.

FIFA implementa impedimento semiautomático na Copa 2022

Copa de 2022 - Matéria 6

Novidades no VAR
Por Lucas Guaratini

A Copa do Mundo do Catar tem uma novidade no VAR (Video Assistant Referee) para auxiliar os árbitros em decisões difíceis de impedimento. Trata-se do impedimento semiautomático. O VAR foi usado pela primeiro vez na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e acumula polêmicas, inclusive um pênalti não marcado para o Brasil nesta mesma copa no fatídico jogo de eliminação contra a Bélgica (pênalti admitido pelo juiz da partida após a copa). Além disso, o tempo gasto pelos árbitros assistentes de vídeo era demasiado para deixar o jogo parado e, pensando em uma solução para esse tipo de problema, a FIFA resolveu implementar um novo recurso para auxiliar nas marcações dos impedimentos, ou seja, o impedimento semiautomático.

Para que o impedimento semiautomático possa funcionar foram instaladas 12 câmaras em todos os estádios da copa. Elas estão estrategicamente posicionadas de modo a permitir a análise da bola e até 29 pontos do corpo de cada jogador, pontos esses importantes para a detecção de um impedimento milimétrico.

Além disso, foi instalado um sensor no centro da bola da Copa do Mundo que enviará dados para a sala de vídeo 500 vezes por segundo. Dessa forma, espera-se ser possível ver exatamente o ponto de chute e o contato com a bola no momento do passe.

Os árbitros assistentes serão alertados na sala de operações do VAR quando todos esses dados combinados demonstrarem para a inteligência artificial que há uma possível condição de impedimento porém, os árbitros auxiliares terão de validar o impedimento manualmente. Somente depois dessa validação é que a decisão passará para o árbitro de campo. Com isso, espera-se reduzir o tempo gasto na avaliação do lance.

Fonte; site da FIFA.

Como funciona o impedimento? Certamente o impedimento é uma das regras do futebol que mais gera dificuldades para o entendimento geral, principalmente para aqueles que não acompanham o futebol constantemente. Um jogador está na posição de impedimento quando está a frente do penúltimo defensor do adversário no momento do passe ou lançamento de seu companheiro de equipe. Por exemplo: o jogador A faz um passe para o seu companheiro porém, no momento do passe, o jogador está com um braço à frente do penúltimo defensor do time B. Essa situação configura o impedimento da jogada.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Quanto custa assistir aos jogos da Copa do Mundo no Catar

Copa de 2022 - Matéria 5

Brasil no Catar rumo ao hexa
Por Lucas Guaratini

O comercial divulgado pela FIFA para a Copa do Mundo 2022 tem o slogan "now is all" que, traduzindo para o português: "agora é tudo". Mas este mundial está sendo considerado como o mais caro de todos. Os ingressos, as passagens aéreas e as hospedagens estão muito caras. Ao contrário de seu slogan, a Copa do Catar não parece ser para todos.

Fonte: site oficial da FIFA.

Quem está buscando ingressos para ver os jogos ao vivo e acompanhar de pertinho todos os dias da competição esbarrou em valores muito altos. Qualquer torcedor que decida comprar uma viagem à Doha desembolsará, ao menos, R$ 52.180,00 por pessoa. Uma passagem aérea nos sites de venda e partindo de São Paulo custará, em média, R$ 11.306,00. Outro gasto alto é o da hospedagem e esta é a etapa mais cara. Em Doha há algumas opções de acomodações que oferecem faixas de preço organizadas pela FIFA, mas que também estão bem caras. As opções mais em conta são as Fan Villages, que funcionam como acampamentos para diversos torcedores. No entanto, para ficar hospedado por todos os 28 dias da copa, a opção mais barata é uma cabine de US$ 207,36 a diária, o que totaliza cerca de R$ 29.700,00 na cotação do dólar atual.

Há, também, outras acomodações que podem ser mais viáveis e que são os apartamentos, com diárias a partir de US$ 363,16, chegando ao valor de R$ 52 mil.

Por fim, não menos importante que os gastos anteriores, temos o preço dos ingressos para os jogos. As opções no site oficial da FIFA, que já estão esgotadas, custavam, no início da copa R$ 360,00 Há que se levar em consideração que cada fase da Copa do Mundo tem um valor específico devido a importância do jogo dentro do torneio. Ingressos da abertura custaram, no mínimo, R$ 1.000,00. Os ingressos para as quartas de final estão bem mais caros.