Copa de 2022 - Matéria 10
Marrocos e a Copa 2022
Por Lucas Guaratini
Certamente a seleção marroquina não estava entre as favoritas ao título da Copa do Mundo 2022, muito menos de ir longe na competição. Fato é que, após 3 semanas de mundial, a história é bem diferente do que qualquer um poderia imaginar.
Os marroquinos iniciaram a Copa do Mundo como "zebra" e hoje estão entra as quatro melhores seleções do mundo. Em um grupo com a atual vice-campeã Croácia e a ótima geração belga, os africanos mostraram ao mundo o seu futebol de superação e muita qualidade, empatando com os croatas e fechando a chave na primeira colocação com duas vitórias, uma contra Bélgica e outra contra Canadá.
![]() |
Fonte: site da Wikipedia. Walid Regragui. |
Um dos nomes que já fez história nessa copa, mas não entra em campo, é o do técnico da seleção marroquina, Walid Regragui, que entendeu muito bem como jogar de forma franca com as melhores seleções do mundo, mesmo tendo um elenco com menos qualidade.
Até aqui, a seleção de Marrocos faz um jogo de muita entrega por parte de seus jogadores que, constantemente, estão marcando seus adversários de perto. Walid também implementou a filosofia de Marrocos jogar sem medo, trocando passes com qualidade para chegar aos gols.
O treinador conta com o goleiro Bono que, nas oitavas de final, no jogo contra a Espanha, trabalhou muito e segurou o empate durante os 90 minutos regulamentares e os 30 minutos de prorrogação. A Espanha errou todas as cobranças e as duas defesas de Bono ajudaram a garantir as quartas de final para a seleção marroquina.
E a história não para por aqui. No confronto de quartas de final, Walid e seus comandados enfrentaram a seleção de Portugal que começou a partida com Cristiano Ronaldo no banco de reservas. Na fase anterior os lusitanos tinham acabado de golear a Suíça por 6 a 1 e estavam embalados portanto, eram favoritos para avançar. No entanto, Marrocos fez história novamente e, com um gol de En-Nesyri, a seleção africana derrotou os portugueses por 1 a 0 e avançaram para as semifinais tornando-se a primeira seleção do continente africano a chegar nessa fase.
A seleção marroquina tentará, pela primeira vez, representar a África na final de uma Copa do Mundo. O duelo das semifinais serão contra os atuais campeões (França) e a partida acontecerá no dia 14/12 às 16 horas (horário de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário