sábado, 22 de outubro de 2022

Aconteceu... Um Dia no Campus Jundiaí

Por Virgínia Antony

Na noite da última quarta-feira, dia 19/10/2022, a Unip de Jundiaí abriu as portas do campus, durante o evento Um Dia no Campus, que começou às 19 horas e recebeu diversos estudantes do Ensino Médio e todas as pessoas interessadas em cursar a graduação superior.

Muitos estandes dos mais variados cursos tomaram conta do pátio principal, das salas de aula e dos laboratórios da universidade. Os alunos da Unip, junto com seus professores e coordenadores, receberam jovens e adultos e mostraram um pouco do que fazem no curso escolhido.

Um Dia no Campus acontece uma vez por ano e tem por finalidade mostrar aos alunos do Ensino Médio as diversas possibilidades de graduação superior que a Unip oferece com seus mais de 30 cursos presenciais.

Este ano, o evento recebeu cerca de 19 ônibus vindos das escolas públicas de Jundiaí e região, que trouxeram alunos e professores do 3° ano para conhecer as dependências da Unip, salas e laboratórios e, também, um pouco do que cada curso tem a oferecer.

Engenharia Mecânica.
Os alunos de Engenharia apresentaram equipamentos que chamaram a atenção de quem transitou pelo espaço. Uma secadora de grãos, maquinário desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica, promete reduzir os custos dos pequenos produtores a partir do melhor aproveitamento no armazenamento dos grãos agrícolas. O estudante do 10° semestre, Lincoln Souza, de 23 anos, disse que "o Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e nosso foco foi desenvolver um equipamento que pudesse reduzir as perdas do pequeno produtor".

Os alunos de Fisioterapia exibiram aparelhos que auxiliam na fisioterapia e reabilitação de pacientes no pós-operatório que precisam readquirir o equilíbrio. Davi Cortez, aluno do 6° semestre, elogiou o evento dizendo: "está sendo muito legal. Mais conhecimento pra gente e para elas", referindo-se às pessoas que prestigiaram o espaço naquele momento.

Estande do curso de Fisioterapia.

O coordenador do curso de Farmácia, André Durigon, chamou a atenção para as inúmeras possiblidades de atuação profissional para aqueles que se formam na área: "são mais de 80 possibilidades", ressaltou ele. Existem diversas oportunidades que vão além do que muitos imaginam e que não se limitam apenas aos atendimentos em farmácias.

Estúdio de fotografia.
Todos os que estavam presentes ao evento puderam participar das muitas experiências que foram propostas no local como as oficinas de fotografia e de storytelling, por exemplo, que foram elaboradas por professores e estudantes de Comunicação Social (curso de Publicidade e Propaganda). Também foram apresentadas a História do Jornalismo e Foca em Foco pelos alunos do curso de Jornalismo entre outros temas da área da Comunicação.

As amigas Fabíola Nascimento, de 17 anos, e Simaria Santos, de 18 anos (estudantes do 3° ano do Ensino Médio), ainda estão na dúvida sobre o que cursar, mas foram visitar os estandes dos cursos de Enfermagem e de Administração.

Questionada sobre o que estava achando do evento, a estudante do 3° ano do Ensino Médio, Karen Prado, de 17 anos, disse "bem mais do que eu achei que seria". Ela pretende cursar Enfermagem e amou as instalações da faculdade. 

Turma de Direito simulando um julgamento.
Ao mesmo tempo, no anfiteatro da Unip, estava acontecendo a simulação de um julgamento com todas as experiências que ali acontecem. Essa simulação foi elaborada pelos estudantes da faculdade de Direito e atraiu muitas pessoas ao local.

No pátio havia, também, uma banda de rock e o grupo dos personagens da Hora do Horror, do parque de diversões Hopi Hari, que garantiram a animação da noite. Houve distribuição de brindes para cerca de 1.200 pessoas entre alunos e professores que compareceram no local. Organizado pelo setor de Divulgação da Unip, que é comandado por Anderson Sabino, o evento Um Dia no Campus foi realizado através de parcerias com empresas que também ofereceram seus serviços aos estudantes.

A Chefia de Campus (representada por Michele Tarício) e os coordenadores dos cursos trabalharam para que tudo pudesse ser disponibilizado e aproveitado da melhor forma, administrando desde a utilização de cada espaço até a maneira como as atrações e apresentações da noite aconteceriam. Tudo isso aconteceu sob a direção do Prof. Me. Silvio de Oliveira Murdocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário