quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CPA da Unip volta às atividades

Setembro Amarelo e a Importância da Saúde Mental
Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Unip volta a atender alunos e funcionários
Por Virgínia Antony e Dandhara Galiano

Após a pandemia e todas as consequências psicossociais resultantes desse período, o CPA - Centro de Psicologia Aplicada da Unip de Jundiaí voltou, recentemente, a atender gratuitamente, também, aos alunos e funcionários do Campus, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30.

Foto de Virgínia Antony. Sala da CPA na Unip Jundiaí.

O serviço, que é amplamente reconhecido na região de Jundiaí, recebe adultos e crianças que geralmente, são encaminhadas por instituições de saúde, educacionais e sociais da região, bem como aquelas que procuram o CPA quando têm conhecimento que o espaço atende ao público de forma gratuita. "É um serviço público de qualidade, que tem supervisão", diz a Dra. Fabiana Maiorino, que é professora e coordenadora do CPA.

A Dra. Fabiana Maiorino diz que a volta dos atendimentos aos alunos e funcionários surgiu a partir da leitura que a Unip fez sobre o momento que estamos vivendo: alunos com dificuldades de concentração e enfrentando dificuldades ao voltar para um ambiente presencial. Além disso, a coordenadora ressalta que todos, de alguma forma, têm enfrentado algum tipo de sofrimento após a pandemia: "vivemos um momento urgente do psicossocial de todos nós. Não é só aquela pessoa que já tinha antecedentes e, sim, aquela que perdeu um parente, ou que vê o sofrimento do outro, ou porque pegou Covid-19 e ficou com resquícios".

O CPA possui um plantão para as Práticas Psicológicas, que atende pessoas maiores de 18 anos às terças e quintas-feiras, das 13 às 18 horas. Este plantão estará em funcionamento de 23/08 a 03/11/2022. E o que é este plantão? É o atendimento para aqueles que têm um sofrimento urgente. As maiores queixas geralmente são de pânico e ansiedade. O serviço também está disponível para todos que têm um sofrimento que impede a vida cotidiana como, por exemplo, realizar tarefas que antes fazia tranquilamente. O CPA também é um lugar de acolhimento, um espaço para ser ouvido ou mesmo para bater um papo, de acordo com a Dra. Fabiana Maiorino.

Para receber atendimento, basta procurar o local, que fica no campus da Unip de Jundiaí, e se cadastrar. No primeiro momento, a pessoa passa pelo Plantão Psicológico e, de acordo com esse primeiro encontro, lhe será indicada uma psicoterapia a ser realizada no CPA mediante as vagas disponíveis, ou serão indicados mais encontros e encaminhamentos a outras especialidades.

Endereço: Avenida Armando Giassetti, 577 - Vila Hortolândia - Trevo de Itú/Itatiba - Jundiaí-SP.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 21h30.
Plantão psicológico: de 23/08 a 03/11/2022.
Horário do plantão: terças e quintas-feiras das 13 às 18 horas.
Telefone para contato: 11 4815-2333 - ramais 148 e 143

Nenhum comentário:

Postar um comentário