terça-feira, 25 de outubro de 2022

5 - Copas do Mundo - Histórias e Curiosidades

Copa de 2006

Mundial realizado na Alemanha
Por Guilherme Celestino

A Alemanha foi o local de realização da Copa do Mundo de 2006. O país havia recebido a competição em 1974, quando conquistou o seu segundo título mundial.

Essa edição registrou a primeira participação de vários países, contendo seis novidades na disputa: as seleções de Trindad e Tobago, Costa do Marfim, Angola, Gana, Togo e Ucrânia. Outra novidade que iniciou em 2006 foi o jogo de estreia, realizado pela seleção do país anfitrião e não mais pelo campeão da edição anterior.


Allianz Arena em Munique
Fonte: https://turismo.eurodicas.com.br/allianz-arena-em-munique/

A abertura da copa ocorreu no dia 9 de junho, em Munique, na Allianz Arena com o jogo entre Alemanha e Costa Rica que foi bem movimentado e com um placar de 4 a 2.  Os gols foram de Philipp Lahm (1), Miroslav Klose (2) e  Torsten Frings (1) pela seleção alemã e Paulo Wanchope (2) pelos costa-riquenhos.

A fase de grupos foi muito positiva para as seleções da Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha que venceram todos os seus jogos, realizando as melhores campanhas da primeira fase somando 9 pontos disputados.

Iniciando as oitavas de final a Alemanha avançou diante da Suécia com 2 gols de Lukas Podolski. A Argentina precisou virar o resultado para eliminar o México por meio de um gol espetacular de Maxi Rodriguez. Já a Inglaterra utilizou-se da potente cobrança de falta de David Beckham para passar pelo Equador por 1 a 0. Com um gol de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo, Totti classificou a Itália sobre a Austrália. O Brasil foi impecável, fazendo 3 a 0 sobre a seleção de Gana no estádio Signal Induna Park.

A partida de maior peso das oitavas de final foi o embate entre Espanha e França. Os espanhóis marcaram primeiro com um gol de David Villa, mas Frank Ribéry empatou o jogo para os franceses. Na reta final, Partrick Vieira virou o jogo e Zidane, na última bola, fechou o placar em 3 a 1 para a seleção francesa.

As quartas de final registraram clássicos cheios de rivalidades. Em Berlim, no estádio Olímpico, alemães e argentinos ficaram no 1 a 1 durante o tempo normal do jogo e, nos pênaltis, a Alemanha venceu. Em Frankfurt o duelo foi entre Brasil e França e, mais uma vez, o carrasco Zidane acabou com a seleção brasileira em uma bela atuação do gênio francês. O Brasil se despediu da copa com o gol de Thierry Henry.

Abrindo as semifinais em Dortmund, Alemanha e Itália realizaram um jogo equilibrado com chances para os dois lados. O empate persistiu até o finalzinho da prorrogação, quando o italiano Fabio Grosso chutou forte no canto do goleiro Lehmann e, já no desespero da seleção alemã, Del Piero marcou o segundo gol num contra-ataque. Na Allianz Arena a França carimbou a vaga para a final graças à Zidane que, de pênalti, fez o gol da vitória sobre a seleção de Portugal por 1 a 0.

A disputa do terceiro lugar, em Stuttgart, foi a coroação dos alemães. O nome do jogo foi o meia Schweinsteiger que marcou 2 gols contra a seleção de Portugal e participou do gol contra feito por Petit. Já a seleção de Portugal diminuiu o placar com um gol de Nuno Gomes.

Em 9 de julho o estádio Olímpico recebeu a final da Copa do Mundo da Alemanha, além da final do jogo que marcou a despedida de Zinedine Zidane do futebol. Logo no início da decisão entre Itália e França, o árbitro marcou um pênalti polêmico em Maluda e lá foi Zidane para a batida. O gênio francês fez os torcedores do mundo todo prenderem a respiração e, com uma cobrança que misturou talento e sorte, pois o capitão da França deu uma "cavadinha", a bola lentamente beijou a trave e atravessou a linha do gol caindo sem tocar na rede colocando a França na frente. A Itália estava constantemente ameaçada por jogadas aéreas e foi por cima que conseguiu o empate. Na cobrança de escanteio de Pirlo, o zagueiro Materazzi testou firme e igualou o placar.

O jogo seguiu empatado durante o segundo tempo e foi para prorrogação. O ritmo do jogo foi mantido e as disputas de pênaltis já pareciam ser o caminho para definir o campeão quando, no segundo tempo da prorrogação, um lance inusitado marcou a história do jogo e do futebol. Zidane, de maneira inesperada deu uma cabeçada no peito de Materazzi e foi expulso, sendo este seu último ato como jogador. O empate seguiu e os pênaltis vieram. A trave que ajudou Zidane no início do jogo foi cruel com seu companheiro Trezeguet que, na pancada do atacante francês, tirou a bola do gol. Na cobrança de Grosso, a Itália conquistou o tetracampeonato mundial.

A Copa de 2006 teve Zidane como melhor jogador e Miroslav Klose como artilheiro, marcando 5 dos 147 gols que foram feitos na competição durante os 64 jogos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

1° Feira de Empregabilidade - Estágios e Carreiras

De 24/10/2022 a 28/10/2022, a Diretoria - Estágios e Carreiras, promoverá a 1° Feira de Empregabilidade - Estágios e Carreiras

O evento ocorrerá do forma totalmente on-line, das 17 às 19 horas, com palestras realizadas por profissionais de grandes empresas. Os temas abordados serão relacionados a Carreira, Empregabilidade, Mercado de Trabalho e Desafios do Estágio.

Tal iniciativa tem por finalidade criar um espaço para conectar o estudante ao mercado de trabalho, proporcionando a compreensão sobre a importância da realização do estágio e aprendizado prático para sua futura profissão. Além disso, as empresas envolvidas apresentarão seus Programas de Estágio, o que será uma ótima oportunidade para os estudantes participarem de seus processos seletivos. 

O evento é exclusivo aos alunos da Unip e, portanto, o acesso será feito através da Área do Aluno. Neste ambiente estarão disponíveis o cronograma, temas das palestras e a identificação dos palestrantes.

PROGRAMAÇÃO

Acesse a Área do Aluno no site da Unip

sábado, 22 de outubro de 2022

Aconteceu... Um Dia no Campus Jundiaí

Por Virgínia Antony

Na noite da última quarta-feira, dia 19/10/2022, a Unip de Jundiaí abriu as portas do campus, durante o evento Um Dia no Campus, que começou às 19 horas e recebeu diversos estudantes do Ensino Médio e todas as pessoas interessadas em cursar a graduação superior.

Muitos estandes dos mais variados cursos tomaram conta do pátio principal, das salas de aula e dos laboratórios da universidade. Os alunos da Unip, junto com seus professores e coordenadores, receberam jovens e adultos e mostraram um pouco do que fazem no curso escolhido.

Um Dia no Campus acontece uma vez por ano e tem por finalidade mostrar aos alunos do Ensino Médio as diversas possibilidades de graduação superior que a Unip oferece com seus mais de 30 cursos presenciais.

Este ano, o evento recebeu cerca de 19 ônibus vindos das escolas públicas de Jundiaí e região, que trouxeram alunos e professores do 3° ano para conhecer as dependências da Unip, salas e laboratórios e, também, um pouco do que cada curso tem a oferecer.

Engenharia Mecânica.
Os alunos de Engenharia apresentaram equipamentos que chamaram a atenção de quem transitou pelo espaço. Uma secadora de grãos, maquinário desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica, promete reduzir os custos dos pequenos produtores a partir do melhor aproveitamento no armazenamento dos grãos agrícolas. O estudante do 10° semestre, Lincoln Souza, de 23 anos, disse que "o Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e nosso foco foi desenvolver um equipamento que pudesse reduzir as perdas do pequeno produtor".

Os alunos de Fisioterapia exibiram aparelhos que auxiliam na fisioterapia e reabilitação de pacientes no pós-operatório que precisam readquirir o equilíbrio. Davi Cortez, aluno do 6° semestre, elogiou o evento dizendo: "está sendo muito legal. Mais conhecimento pra gente e para elas", referindo-se às pessoas que prestigiaram o espaço naquele momento.

Estande do curso de Fisioterapia.

O coordenador do curso de Farmácia, André Durigon, chamou a atenção para as inúmeras possiblidades de atuação profissional para aqueles que se formam na área: "são mais de 80 possibilidades", ressaltou ele. Existem diversas oportunidades que vão além do que muitos imaginam e que não se limitam apenas aos atendimentos em farmácias.

Estúdio de fotografia.
Todos os que estavam presentes ao evento puderam participar das muitas experiências que foram propostas no local como as oficinas de fotografia e de storytelling, por exemplo, que foram elaboradas por professores e estudantes de Comunicação Social (curso de Publicidade e Propaganda). Também foram apresentadas a História do Jornalismo e Foca em Foco pelos alunos do curso de Jornalismo entre outros temas da área da Comunicação.

As amigas Fabíola Nascimento, de 17 anos, e Simaria Santos, de 18 anos (estudantes do 3° ano do Ensino Médio), ainda estão na dúvida sobre o que cursar, mas foram visitar os estandes dos cursos de Enfermagem e de Administração.

Questionada sobre o que estava achando do evento, a estudante do 3° ano do Ensino Médio, Karen Prado, de 17 anos, disse "bem mais do que eu achei que seria". Ela pretende cursar Enfermagem e amou as instalações da faculdade. 

Turma de Direito simulando um julgamento.
Ao mesmo tempo, no anfiteatro da Unip, estava acontecendo a simulação de um julgamento com todas as experiências que ali acontecem. Essa simulação foi elaborada pelos estudantes da faculdade de Direito e atraiu muitas pessoas ao local.

No pátio havia, também, uma banda de rock e o grupo dos personagens da Hora do Horror, do parque de diversões Hopi Hari, que garantiram a animação da noite. Houve distribuição de brindes para cerca de 1.200 pessoas entre alunos e professores que compareceram no local. Organizado pelo setor de Divulgação da Unip, que é comandado por Anderson Sabino, o evento Um Dia no Campus foi realizado através de parcerias com empresas que também ofereceram seus serviços aos estudantes.

A Chefia de Campus (representada por Michele Tarício) e os coordenadores dos cursos trabalharam para que tudo pudesse ser disponibilizado e aproveitado da melhor forma, administrando desde a utilização de cada espaço até a maneira como as atrações e apresentações da noite aconteceriam. Tudo isso aconteceu sob a direção do Prof. Me. Silvio de Oliveira Murdocco.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Vídeo 27 - O que atrai os alunos aos cursos de PP e de Jornalismo

Em julho de 2022, os alunos de Publicidade e Propaganda (PP) e de Jornalismo (JO) criaram (individualmente) um vídeo simples respondendo a duas perguntas:

- Por que você escolheu o curso de PP ou de Jornalismo?

- O que há de mais interessante nesta profissão?

VÍDEO 27 – Virginia Antony (Jornalismo) – 8° semestre

Virginia Antony
Olá, meu nome é Virgínia, eu sou estudante de Jornalismo da Unip de Jundiaí e escolhi fazer Jornalismo porque sempre me identifiquei com a área, sempre gostei de jornais, de ler jornais, de assistir aos jornais... Então eu escolhi essa profissão por afinidade e o que eu mais acho de interessante é a apuração, a checagem, o acesso aos bastidores e poder dar informação para outras pessoas.

Assista ao vídeo no Instagram FFNews_Unip clicando em:
https://www.instagram.com/ffnews_unip/

Sonho adiado: Mundial de Vôlei

Dez anos depois Brasil voltou à final do Mundial de Vôlei, mas foi derrotado pela seleção da Sérvia
Por Virginia Antony

Fonte: CBV/Internet
Em Apeldoorn, na Holanda, a seleção brasileira de vôlei enfrentou, na tarde do último sábado (15/10/2022), a seleção da Sérvia. O jogo começou às 15 horas (horário de Brasília) e consagrou a seleção europeia ao bicampeonato do Mundial de Vôlei de 2022 de forma invicta.

A seleção brasileira chegou à final depois de grandes atuações durante o campeonato mundial, com vitórias importantes na semifinal, como a vitória contra a seleção Italiana por 3 sets a 1, e a emocionante virada sobre o Japão, cuja partida foi decidida no tie-break (3 sets a 2) nas quartas de final.

O time do Brasil, que perdeu apenas um único jogo, ainda na fase de grupos, enfrentou uma Sérvia invicta. Tijana Boskovic (oposto europeia) marcou 24 pontos e foi a maior pontuadora da partida. As brasileiras Gabi (ponteira), Carol (central) e Lorenne (oposto) foram as maiores pontuadoras brasileiras com 9 pontos cada.

Com saques agressivos e sem dar grandes chances, o time sérvio impôs seu jogo e minou taticamente o jogo da seleção brasileira, vencendo por 3 sets a 0, com as parciais de 26x24, 25x22, 25x17. "Faltou lucidez", definiu Gabi, capitã da seleção brasileira. A ponteira disse, em entrevista ao Canal SportTV, que o grupo queria muito o ouro mas que, em momentos importantes, desperdiçaram muitos contra-ataques e outros ajustes táticos teriam sido importantes. No entanto, ressaltou também, a qualidade do time sérvio: "sacaram, bloquearam muito bem, mas faltou lucidez no nosso ataque", concluiu Gabi.

Com a derrota, o sonho da conquista do Mundial é adiado. A competição, que acontece a cada 4 anos, ainda é um título importante que falta para a seleção feminina de vôlei, que é bicampeã olímpica e uma das mais vitoriosas em competições internacionais

Destaques do Mundial de Vôlei Feminino 2022

Ao encerrar cada campeonato são selecionadas as melhores jogadoras da competição. As melhores foram Gabi, do Brasil e Sylla, da Itália. Enquanto as melhores centrais foram Carol, do Brasil e Danesi da Itália. A melhor Líbero Pusic e a levantadora Drca são da Sérvia. Boskovic foi a melhor oposta e a MVP (Most Valuable Player - jogadora mais valiosa da competição).


terça-feira, 18 de outubro de 2022

Vem aí... Um Dia no Campus Jundiaí

Equipe de Divulgação do Campus Jundiaí convida alunos do Ensino Médio 
Por Isabela Doutel

A Unip Jundiaí abre suas portas para receber alunos do Ensino Médio de Jundiaí e região a fim de apresentar seus cursos.

O evento Um dia no campus acontece no dia 19 de outubro, das 19 às 22 horas, e são esperados cerca de 500 alunos das escolas de Ensino Médio de toda a região. O evento conta com a supervisão da chefia e da direção do campus e contará com diversas oficinas e workshops ministrados por vários professores dos diversos cursos. O objetivo é apresentar a faculdade aos alunos do Ensino Médio de modo a ajudar na escolha do curso a ser seguido. Na área da Comunicação Social haverá:

  • Oficina de Storytelling - Prof. Sandra C. Pedri
  • História do Jornalismo - Aluna Vitória Censi
  • Publicitário aos 20 - Aluna Beatriz Favoto
  • Oficina de Fotografia - Aluna Emilly Carbonari
  • Foca em Foco - Aluna Isabela Doutel
  • História da propaganda - Alunos Fabricio Andrade, Edouard Campos, Igor Nogueira e Alessandro Euflazino. Artes: Loui Santana
  • Workshop Comunicação: a Profissão do Futuro - Prof. Juliane Cavalcante
Também haverá stands para os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda com os temas: Foca em Foco, História do Jornalismo, Publicitário aos 20 e um quiz sobre todos os ambientes apresentados com a entrega de brindes aos que acertarem as respostas. 


Além dessas atividades, os alunos dos cursos de Comunicação estão preparando outras surpresas com a supervisão da coordenadora e professora Ma. Rita de Cássia Ibarra e de seus professores.

Um dia no campus acontecerá na Av. Armando Giassetti, 577, campus Unip Jundiaí.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Análise do filme "Elvis", de Baz Luhrmann

Elvis é espalhafatoso, exagerado e memorável
Por Anthony M. D. Muniz

Pôster oficial do filme Elvis
Foto: Reprodução/Instagram.

É interessante de se ver na carreira do diretor australiano Baz Luhrmann que ela apresenta uma admirável constância de tom: seus filmes são épicos, singulares e sempre se apresentam em escalas grandiosas. Em seus melhores momentos ele cria obras memoráveis como Moulin Rouge (2001), O Grande Gatsby (2013) e Get Dowwn (no caso dessa, uma minissérie extraordinária de 2016, presente no catálogo da Netflix). Em contrapartida, às vezes se rende a exageros desnecessários com em Austrália (2008), que se tornou notório pelo seu fracasso retumbante. Felizmente encontramos aqui possivelmente um de seus melhores trabalhos, isso porque toda a característica pirotécnica do diretor encontra respaldo na trajetória tão ascendente quanto decadente de Elvis Presley.

Acompanhando a vida do personagem título desde sua pobre infância, fortemente influenciada pelo que havia de mais potente na cultura afro-americana da época (naquele momento tão violentamente marginalizada), passando pelos seus dias de glória e fama até seus precoces e derradeiros anos de vida, o diretor busca mostrar aqui mais do que um retrato factual e distante dos anos de vida do cantor e, sim, um retrato puramente emocional e épico de uma figura singular. Mesmo que tal espetacularização não pareça inicialmente tão confiável, essa decisão estilística do diretor mostra-se acertada pelo fato de que uma personalidade como a de Elvis Presley (que existiu quase como um zeitgeist americano de toda uma geração) não funcionaria com o público tão facilmente, já que uma conexão humana e vulnerável com Elvis seria de difícil acesso.

Com isso, o diretor nos implanta na mente de seu cruel empresário, que utiliza e abusa do cantor como uma fortuna qualquer intercambiável; e, em contrapartida, somos apresentados a um Elvis que é frágil, intenso, ingênuo e muito relacionável e, desde o momento de sua primeira apresentação percebemos a inevitável mudança que ele representa. Essa intensa mudança é brilhantemente apresentada pelo diretor, de forma desavergonhada, já que ele busca, através da direção de fotografia e da edição de som, construir as cenas de apresentações e shows de maneira que passem longe de serem enfadonhas ou "velhas", com a intenção de causar uma reação no público semelhante à que o próprio cantor causava nos seus anos de estrelato. Claro que tal sensação não teria nem metade do impacto causado se não fosse pela belíssima interpretação do jovem ator Austin Butler, que encarna a figura com desenvoltura e intensidade, apresentando muitas nuances numa performance que poderia ter ficado facilmente caricata.

Toda essa força dos dois primeiros atos é muito bem contrastada no ato final, que mostra a trágica derrocada do protagonista. Deve-se saber que há muito melodrama por todo o percurso do longa-metragem, ainda que seja melodrama de qualidade, sem dúvida. Essa obra apresenta algo muito característico de uma obra de um diretor interessante e autoral, que á a percepção de que todos os defeitos pelo caminho do filme mais o engrandecem do que o diminuem. Certamente merece atenção.

Disponível para os assinantes do HBO Max e em demais plataformas digitais de aluguel.







domingo, 9 de outubro de 2022

4 - Copas do Mundo - Histórias e Curiosidades

Copa de 2002
Mundial realizado na Coreia do Sul e no Japão
Por Guilherme Celestino

Fonte: Wikipedia.
Estádio de Internacional de Yokohama, no Japão.

A primeira Copa do Mundo disputada na Ásia também trouxe a novidade de ter dois países sediando a mesma edição, com as partidas sendo disputadas na Coreia do Sul e no Japão.

No dia 31 de maio, em Seul, França e Senegal realizaram o jogo de abertura do mundial. Apontada como uma das favoritas para a grande conquista, a seleção francesa perdeu na estreia dando início a uma das campanhas mais decepcionantes de uma atual campeã.

A Copa de 2002 reservou uma fase de grupos surpreendente para os fãs de futebol, já que registrou eliminações precoces de seleções tradicionais como França, Uruguai, Portugal e Argentina, além das campanhas inusitadas da Turquia e Coreia do Sul.

Com ampla dominância, a seleção brasileira se classificou em primeiro lugar no grupo C, derrotando a Turquia por 2 a 1, a China por 4 a 0 e a Costa Rica por 5 a 2. Apesar das goleadas do Brasil o resultado de maior destaque foi da Alemanha que, na primeira rodada, marcou incríveis 8 gols no jogo contra a Arábia Saudita.

As oitavas de final iniciaram com a classificação dramática da Alemanha aos 43 minutos do segundo tempo diante do Paraguai. Já a Inglaterra avançou com o placar mais elástico, vencendo a Dinamarca por 3 a 0, e o Brasil superou a Bélgica graças aos gols de Rivaldo e Ronaldo. A grande surpresa dessa fase ficou com a eliminação da Itália para a Coreia do Sul. Os anfitriões desperdiçaram uma penalidade que foi defendida pelo goleiro Buffon e, num escanteio, o atacante Vieri, de cabeça, colocou a Itália na frente. No finalzinho do jogo, Seol Ki-Hyeon marcou um gol ao pegar uma bola mal rebatida pela defesa italiana e levou o jogo para prorrogação. Faltando 3 minutos para a bola parar de rolar, Jung-Hwang Ahn fez o gol de ouro que classificou os sul-coreanos.

Nas quartas de final, Inglaterra e Brasil realizaram uma partida memorável. Os ingleses, que dominavam o primeiro tempo, saíram na frente com o gol de Michael Owen e, sem grandes chances, os brasileiros conseguiram empatar o jogo após uma arrancada de Ronaldinho, que terminou em gol de Rivaldo. No segundo tempo, o Brasil virou o placar com um gol de falta, genial, de Ronaldinho. Quando todos esperavam um cruzamento, o gaúcho mandou a bola direto para o gol encobrindo o goleiro Seaman e caindo no ângulo do gol inglês. Complementando as partidas das quartas de final, houve as classificações da Alemanha, que venceu os Estados Unidos por 1 a 0, da Turquia, que eliminou Senegal também por 1 a 0 e da Coreia do Sul que, mais uma vez, surpreendeu a todos ao eliminar a Espanha nas penalidades.

A semifinal foi o último ato da histórica campanha dos sul-coreanos na Copa de 2002, que se despediram da competição com a melhor campanha de uma seleção asiática. Sua trajetória foi parada pelas defesas do goleiro Oliver Kahn e pela impossibilidade de impedir o gol de Michael Ballack que colocou a Alemanha na decisão da copa pela sétima vez.

O Brasil, prestes a chegar em sua terceira final seguida, enfrentou um adversário já conhecido da fase de grupos, a Turquia, cuja seleção possuía uma forte marcação e jogava nos contra-ataques, enquanto a seleção brasileira comandava as ações ofensivas que sempre paravam nas defesas do goleiro Rüstü. A vaga na final veio no bico da chuteira de Ronaldo em um gol digno de camisa 9.

O estádio de Yokohama, no Japão, foi o lar da quinta conquista mundial de futebol do Brasil onde, no dia 30 de junho, a seleção brasileira adicionou mais uma estrela no peito. Nos primeiros 45 minutos da decisão, a bola parou na trave e no goleiro Kahn mas, no segundo tempo, o que ninguém esperava aconteceu: o goleiro alemão, que havia sofrido apenas um gol na competição e que, antes da bola rolar, já tinha sido eleito o melhor jogador ada copa, falhou. Quando Rivaldo chutou de fora da área, o goleiro da Alemanha parecia estar com a defesa controlada mas, de repente, a bola escapou e caiu no pé do artilheiro Ronaldo que, com seu chute, balançou a rede e colocou a seleção brasileira em vantagem. Minutos depois, Rivaldo fez um belo corta luz para Ronaldo colocar a bola no cantinho do gol e tornar o Brasil penta campeão mundial.

A copa da Coreia e do Japão teve ao todo 64 jogos e foram marcados 161 gols, gerando uma média de 2,52 gols por jogo. Apesar da polêmica escolha antes da final, o goleiro Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador da copa do mundo e, com 8 gols marcados, Ronaldo foi o artilheiro do torneio.

Fontes: fifa.com, globoesporte.com, uol.com.br, quadrodemedalhas.com, ogol.com.br

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Filme Pinóquio na versão Live Action

Fonte: Site AdoroCinema.
Por Lucas Lindolfo

Pinóquio é uma das obras que mais encantam crianças e adultos. O primeiro lançamento da animação Pinóquio foi em 1940, nos Estados Unidos, com roteiro de Carlo Collodi e Erdman Penner e foi relançada em 1945, 1954, 1962, 1971, 1978, 1984 e em 1992 aqui no Brasil.

No dia 08 de setembro de 2022 o filme Pinóquio foi lançado na plataforma de streaming Disney Plus, na versão Live Action. O filme foi dirigido pelo diretor Robert Zemeckis, que foi diretor da animação do sucesso O Expresso Polar, de 2004.

O elenco do filme Pinóquio tem participação muito importante e é composto por Benjamim Evan Ainsworth (de apenas 13 anos e que dá vida ao boneco Pinóquio no filme), Cynthia Erivo (que interpreta a Fada Azul), Joseph Gordon-Levitt (o Grilo Falante), Luke Evans (o Cocheiro) e Tom Hanks (no papel de Gepeto) entre outros grandes artistas. Todos esses artistas fazem o telespectador sentir-se dentro do mundo da magia.

O filme possui diversas cenas encantadoras e uma das mais surpreendentes foi a aparição da Fada Azul, interpretada pela atriz Cynthia Erivo, que deslumbrou os telespectadores com sua incrível atuação e com um figurino todo azul com centenas de luzes que deram um toque mágico à personagem. Outra cena impactante é quando Gepeto e Pinóquio são engolidos pelo monstro do oceano, pois é impossível não sentir uma certa nostalgia. 

Para uma grande produção como essa foi necessário um grande orçamento, ou seja, US$ 150 milhões de dólares. Vale a pena reunir a família diante da telinha para se emocionar com esse clássico da Disney.

Fontes: 
https://disney.com.br/novidades/quando-pinoquio-estreia-no-disney-plus

https://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-1457/filmografia/

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-26626/

https://www.papodecinema.com.br/filmes/o-expresso-polar/

https://exame.com/pop/disney-divulga-primeiro-trailer-do-live-action-de-pinoquio/amp/ 

https://disney.fandom.com/pt-br/wiki/Pin%C3%B3quio_(filme_de_2022)



Vídeo 26 - O que atrai os alunos aos cursos de PP e de Jornalismo

Em julho de 2022, os alunos de Publicidade e Propaganda (PP) e de Jornalismo (JO) criaram (individualmente) um vídeo simples respondendo a duas perguntas:

- Por que você escolheu o curso de PP ou de Jornalismo?

- O que há de mais interessante nesta profissão?

VÍDEO 26 – Luciana Silva (PP) – Atualmente no 8° semestre

Luciana Silva.
Olá, eu sou a Luciana, estudo no 7° semestre de Publicidade e Propaganda. O que me fez escolher esse curso foi que eu sempre quis fazer um curso de graduação, mas eu não sabia qual seria. Através de vídeos que eu vi no Youtube, o que eu mais me identifiquei foi o de PP. O que eu acho de mais interessante nessa área é que o publicitário é um vendedor de ideias para o consumidor.

Assista ao vídeo no Instagram FFNews_Unip clicando em:
https://www.instagram.com/ffnews_unip/

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A moda ultrapassa os limites da tecnologia

Desfile Primavera-Verão 2023 da Coperni
Por Vitória Censi

Na última sexta-feira, dia 30/09, os convidados ao Paris Fashion Week presenciaram um momento épico. Bella Hadid encerrou o desfile Primavera-Verão 2023 da Coperni com um vestido feito ao vivo, moldado em seu corpo.

Fonte: Instagram.
A modelo entrou na passarela seminua, apenas com a roupa íntima, e Manel Torres, criador da spray-on Fabrican, junto a dois cientistas borrifaram um líquido no corpo de Bella que logo se transformou em um elegante vestido.

A chefe de desing da grife, Charlote Raymond, deu um toque final no vestido ao criar um decote e cortar uma fenda lateral na perna.

O spray-on Fabrican (tradução literal = tecido em lata) foi uma invenção de Manel Torres, designer espanhol, com colaboração técnica e científica do Imperial College e do Royal College of Arts de Londres e não está sendo comercializado. Engana-se quem acha que esta é uma tecnologia recente, pois o produto está sendo desenvolvido desde os anos 2000. As fibras são unidas com polímeros naturais e sintéticos e, depois, misturadas com solventes líquidos que evaporam imediatamente quando o aerossol atinge a pele ou outras superfícies, de acordo com um comunicado de imprensa da empresa britânica por trás da tecnologia.

"Não vamos ganhar dinheiro com isso, mas é mais uma celebração da inovação e de momentos fortes na moda, porque somos apaixonados por impulsionar a moda", disse o CEO e cofundador da Coperni, Arnaud Vaillant, à frente do evento.

O desfile foi um espetáculo e as imagens viralizaram nas redes sociais, gerando mais de 320 milhões de visualizações só no Instagram da marca francesa.

Acesse um mini-vídeo do evento clicando em: https://www.instagram.com/reel/CjLWCA0Dotb/?utm_source=ig_web_copy_link

Vídeo 25 - O que atrai os alunos aos cursos de PP e de Jornalismo

Em julho de 2022, os alunos de Publicidade e Propaganda (PP) e de Jornalismo (JO) criaram (individualmente) um vídeo simples respondendo a duas perguntas:

- Por que você escolheu o curso de PP ou de Jornalismo?

- O que há de mais interessante nesta profissão?

VÍDEO 25 – Leticia Garcia (PP) – 8° semestre

Leticia Garcia.
Meu nome é Letícia, eu curso Comunicação Social, Publicidade e Propaganda. O motivo que eu escolhi esse curso é porque eu sempre me considerei uma pessoa muito comunicativa e eu acho que esse campo é uma área muito abrangente no curso e muito bem abordado. E o que acho mais interessante nessa profissão é a diversidade e a dinâmica de ser um profissional nessa área, pois tem muitos caminhos para seguir e eu acho isso muito interessante.

Assista ao vídeo no Instagram FFNews_Unip clicando em:
https://www.instagram.com/ffnews_unip/