domingo, 9 de outubro de 2022

4 - Copas do Mundo - Histórias e Curiosidades

Copa de 2002
Mundial realizado na Coreia do Sul e no Japão
Por Guilherme Celestino

Fonte: Wikipedia.
Estádio de Internacional de Yokohama, no Japão.

A primeira Copa do Mundo disputada na Ásia também trouxe a novidade de ter dois países sediando a mesma edição, com as partidas sendo disputadas na Coreia do Sul e no Japão.

No dia 31 de maio, em Seul, França e Senegal realizaram o jogo de abertura do mundial. Apontada como uma das favoritas para a grande conquista, a seleção francesa perdeu na estreia dando início a uma das campanhas mais decepcionantes de uma atual campeã.

A Copa de 2002 reservou uma fase de grupos surpreendente para os fãs de futebol, já que registrou eliminações precoces de seleções tradicionais como França, Uruguai, Portugal e Argentina, além das campanhas inusitadas da Turquia e Coreia do Sul.

Com ampla dominância, a seleção brasileira se classificou em primeiro lugar no grupo C, derrotando a Turquia por 2 a 1, a China por 4 a 0 e a Costa Rica por 5 a 2. Apesar das goleadas do Brasil o resultado de maior destaque foi da Alemanha que, na primeira rodada, marcou incríveis 8 gols no jogo contra a Arábia Saudita.

As oitavas de final iniciaram com a classificação dramática da Alemanha aos 43 minutos do segundo tempo diante do Paraguai. Já a Inglaterra avançou com o placar mais elástico, vencendo a Dinamarca por 3 a 0, e o Brasil superou a Bélgica graças aos gols de Rivaldo e Ronaldo. A grande surpresa dessa fase ficou com a eliminação da Itália para a Coreia do Sul. Os anfitriões desperdiçaram uma penalidade que foi defendida pelo goleiro Buffon e, num escanteio, o atacante Vieri, de cabeça, colocou a Itália na frente. No finalzinho do jogo, Seol Ki-Hyeon marcou um gol ao pegar uma bola mal rebatida pela defesa italiana e levou o jogo para prorrogação. Faltando 3 minutos para a bola parar de rolar, Jung-Hwang Ahn fez o gol de ouro que classificou os sul-coreanos.

Nas quartas de final, Inglaterra e Brasil realizaram uma partida memorável. Os ingleses, que dominavam o primeiro tempo, saíram na frente com o gol de Michael Owen e, sem grandes chances, os brasileiros conseguiram empatar o jogo após uma arrancada de Ronaldinho, que terminou em gol de Rivaldo. No segundo tempo, o Brasil virou o placar com um gol de falta, genial, de Ronaldinho. Quando todos esperavam um cruzamento, o gaúcho mandou a bola direto para o gol encobrindo o goleiro Seaman e caindo no ângulo do gol inglês. Complementando as partidas das quartas de final, houve as classificações da Alemanha, que venceu os Estados Unidos por 1 a 0, da Turquia, que eliminou Senegal também por 1 a 0 e da Coreia do Sul que, mais uma vez, surpreendeu a todos ao eliminar a Espanha nas penalidades.

A semifinal foi o último ato da histórica campanha dos sul-coreanos na Copa de 2002, que se despediram da competição com a melhor campanha de uma seleção asiática. Sua trajetória foi parada pelas defesas do goleiro Oliver Kahn e pela impossibilidade de impedir o gol de Michael Ballack que colocou a Alemanha na decisão da copa pela sétima vez.

O Brasil, prestes a chegar em sua terceira final seguida, enfrentou um adversário já conhecido da fase de grupos, a Turquia, cuja seleção possuía uma forte marcação e jogava nos contra-ataques, enquanto a seleção brasileira comandava as ações ofensivas que sempre paravam nas defesas do goleiro Rüstü. A vaga na final veio no bico da chuteira de Ronaldo em um gol digno de camisa 9.

O estádio de Yokohama, no Japão, foi o lar da quinta conquista mundial de futebol do Brasil onde, no dia 30 de junho, a seleção brasileira adicionou mais uma estrela no peito. Nos primeiros 45 minutos da decisão, a bola parou na trave e no goleiro Kahn mas, no segundo tempo, o que ninguém esperava aconteceu: o goleiro alemão, que havia sofrido apenas um gol na competição e que, antes da bola rolar, já tinha sido eleito o melhor jogador ada copa, falhou. Quando Rivaldo chutou de fora da área, o goleiro da Alemanha parecia estar com a defesa controlada mas, de repente, a bola escapou e caiu no pé do artilheiro Ronaldo que, com seu chute, balançou a rede e colocou a seleção brasileira em vantagem. Minutos depois, Rivaldo fez um belo corta luz para Ronaldo colocar a bola no cantinho do gol e tornar o Brasil penta campeão mundial.

A copa da Coreia e do Japão teve ao todo 64 jogos e foram marcados 161 gols, gerando uma média de 2,52 gols por jogo. Apesar da polêmica escolha antes da final, o goleiro Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador da copa do mundo e, com 8 gols marcados, Ronaldo foi o artilheiro do torneio.

Fontes: fifa.com, globoesporte.com, uol.com.br, quadrodemedalhas.com, ogol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário