Copa de 2006
Mundial realizado na AlemanhaPor Guilherme Celestino
A Alemanha foi o local de realização da Copa do Mundo de 2006. O país havia recebido a competição em 1974, quando conquistou o seu segundo título mundial.
Essa edição registrou a primeira participação de vários países, contendo seis novidades na disputa: as seleções de Trindad e Tobago, Costa do Marfim, Angola, Gana, Togo e Ucrânia. Outra novidade que iniciou em 2006 foi o jogo de estreia, realizado pela seleção do país anfitrião e não mais pelo campeão da edição anterior.
![]() |
Allianz Arena em Munique Fonte: https://turismo.eurodicas.com.br/allianz-arena-em-munique/ |
A abertura da copa ocorreu no dia 9 de junho, em Munique, na Allianz Arena com o jogo entre Alemanha e Costa Rica que foi bem movimentado e com um placar de 4 a 2. Os gols foram de Philipp Lahm (1), Miroslav Klose (2) e Torsten Frings (1) pela seleção alemã e Paulo Wanchope (2) pelos costa-riquenhos.
A fase de grupos foi muito positiva para as seleções da Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha que venceram todos os seus jogos, realizando as melhores campanhas da primeira fase somando 9 pontos disputados.
Iniciando as oitavas de final a Alemanha avançou diante da Suécia com 2 gols de Lukas Podolski. A Argentina precisou virar o resultado para eliminar o México por meio de um gol espetacular de Maxi Rodriguez. Já a Inglaterra utilizou-se da potente cobrança de falta de David Beckham para passar pelo Equador por 1 a 0. Com um gol de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo, Totti classificou a Itália sobre a Austrália. O Brasil foi impecável, fazendo 3 a 0 sobre a seleção de Gana no estádio Signal Induna Park.
A partida de maior peso das oitavas de final foi o embate entre Espanha e França. Os espanhóis marcaram primeiro com um gol de David Villa, mas Frank Ribéry empatou o jogo para os franceses. Na reta final, Partrick Vieira virou o jogo e Zidane, na última bola, fechou o placar em 3 a 1 para a seleção francesa.
As quartas de final registraram clássicos cheios de rivalidades. Em Berlim, no estádio Olímpico, alemães e argentinos ficaram no 1 a 1 durante o tempo normal do jogo e, nos pênaltis, a Alemanha venceu. Em Frankfurt o duelo foi entre Brasil e França e, mais uma vez, o carrasco Zidane acabou com a seleção brasileira em uma bela atuação do gênio francês. O Brasil se despediu da copa com o gol de Thierry Henry.
Abrindo as semifinais em Dortmund, Alemanha e Itália realizaram um jogo equilibrado com chances para os dois lados. O empate persistiu até o finalzinho da prorrogação, quando o italiano Fabio Grosso chutou forte no canto do goleiro Lehmann e, já no desespero da seleção alemã, Del Piero marcou o segundo gol num contra-ataque. Na Allianz Arena a França carimbou a vaga para a final graças à Zidane que, de pênalti, fez o gol da vitória sobre a seleção de Portugal por 1 a 0.
A disputa do terceiro lugar, em Stuttgart, foi a coroação dos alemães. O nome do jogo foi o meia Schweinsteiger que marcou 2 gols contra a seleção de Portugal e participou do gol contra feito por Petit. Já a seleção de Portugal diminuiu o placar com um gol de Nuno Gomes.
Em 9 de julho o estádio Olímpico recebeu a final da Copa do Mundo da Alemanha, além da final do jogo que marcou a despedida de Zinedine Zidane do futebol. Logo no início da decisão entre Itália e França, o árbitro marcou um pênalti polêmico em Maluda e lá foi Zidane para a batida. O gênio francês fez os torcedores do mundo todo prenderem a respiração e, com uma cobrança que misturou talento e sorte, pois o capitão da França deu uma "cavadinha", a bola lentamente beijou a trave e atravessou a linha do gol caindo sem tocar na rede colocando a França na frente. A Itália estava constantemente ameaçada por jogadas aéreas e foi por cima que conseguiu o empate. Na cobrança de escanteio de Pirlo, o zagueiro Materazzi testou firme e igualou o placar.
O jogo seguiu empatado durante o segundo tempo e foi para prorrogação. O ritmo do jogo foi mantido e as disputas de pênaltis já pareciam ser o caminho para definir o campeão quando, no segundo tempo da prorrogação, um lance inusitado marcou a história do jogo e do futebol. Zidane, de maneira inesperada deu uma cabeçada no peito de Materazzi e foi expulso, sendo este seu último ato como jogador. O empate seguiu e os pênaltis vieram. A trave que ajudou Zidane no início do jogo foi cruel com seu companheiro Trezeguet que, na pancada do atacante francês, tirou a bola do gol. Na cobrança de Grosso, a Itália conquistou o tetracampeonato mundial.
A Copa de 2006 teve Zidane como melhor jogador e Miroslav Klose como artilheiro, marcando 5 dos 147 gols que foram feitos na competição durante os 64 jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário