Os exercícios físicos ajudam na saúde mental
Por Virginia Antony
Que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde, não é novidade. As vantagens vão além das mais conhecidas, como o auxílio na perda de peso, redução do risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e também, garantir ossos e músculos mais fortes. Ela ainda é uma grande aliada quando o assunto é manter a saúde mental.
A saúde mental de muitas pessoas foi afetada durante a pandemia do novo corona vírus e impactou a vida de milhares de pessoas, seja por motivos da própria doença, seja pelas consequências geradas, tais como, isolamentos, restrições, receios e incertezas. E, para driblar todas as sensações desagradáveis (não só desse período), conversamos com o personal trainer William Ribeiro, para saber como tirar melhor proveito dos exercícios e alcançar a tão desejada saúde mental.
![]() |
William Ribeiro. Arquivo pessoal. |
Segundo ele, existem evidências científicas que afirmam ser a prática de exercícios físicos excelente para prevenir e melhorar sintomas de depressão, ansiedade, transtorno bipolar etc. Para a depressão, tanto o exercício aeróbico quanto o de resistência mostraram-se eficazes na redução dos sintomas quando mantidos por 90 minutos semanais, o que equivale a cerca de 30 minutos, três dias por semana.
Há uma variedade de exercícios que podem ser realizados de acordo com o desejo e as pretensões de cada pessoa, mas William Ribeiro esclarece que "quando se visa à qualidade de vida, é importante buscar exercícios que ajudem a pessoa a viver de maneira plena, ou seja, que ajudem na postura física, que tenham movimentos variados e que explorem as funcionalidades do corpo".
No entanto, para começar a se exercitar não precisa, necessariamente, frequentar uma academia. Algumas atitudes já fazem considerável diferença, entre elas estão: caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, preferir escadas em vez de escadas rolantes e elevadores, ou seja, se movimentar.
As sensações de bem-estar são percebidas por quem faz exercícios físicos regularmente, pois garantem maior energia física, um sono mais tranquilo e, até mesmo, melhora da memória. Mas antes de calçar o tênis e vestir roupas adequadas, é importante consultar um médico e fazer os exames necessários quando suspeitar de algum fator que possa causar danos à saúde. É importante estar sempre com os exames médicos em dia.
Praticar atividades físicas ajuda a aliviar as tensões do dia a dia, proporcionam momentos de lazer, você pode fazer novas amizades (se forem atividades de grupo), conhecer novas pessoas, aumentar sua expectativa de vida, evitar doenças causados e/ou agravadas pelo sedentarismo etc... Enfim, os benefícios são inúmeros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário