Alunos de Jornalismo apresentam seus TCs em dez. 2022
Por Virginia Antony
Na noite do dia primeiro de dezembro de 2022, aconteceu, no anfiteatro da Unip de Jundiaí, a apresentação dos Trabalhos de Curso dos alunos de Jornalismo. Ao todo foram seis exibições de produtos jornalísticos produzidos pelos alunos durante o segundo semestre de 2022.
Entre documentários, webdoc e podcasts, histórias de vidas foram compartilhadas através dos projetos jornalísticos. Foram meses de elaboração de conteúdo e pautas, entrevistas, produção e edição para chegar no produto final, colocando em prática técnicas jornalísticas para apresentar informações de assuntos atuais e relevantes para todas as pessoas que estiveram presentes nesse dia., como também, às que acessaram esse conteúdo por meio das plataformas digitais.
 |
Mateus, Verci Bútalo, Luana e Guilherme. Arquivo pessoal. |
1 - A exibição do documentário
Verci Bútalo - Uma mulher inspiradora, abriu a noite de apresentações. Em um vídeo de quase 30 minutos, a história de vida da fundadora do Grendacc - Grupo de Defesa da Criança com Câncer, foi contada através dos depoimentos e relatos dos entrevistados, com a participação da própria Verci Bútalo (presente na apresentação), que dividiu suas motivações para a criação do Grendacc que completou 27 anos de existência.
A produção foi realizada pelos alunos Guilherme Celestino, Luana Roik e Mateus Pardinho.
 |
Capa do podcast Curuquim. |
2 - O segundo grupo a se apresentar foi o do podcast
Curuquim, que conta, em três episódios, assuntos relacionados a Serra do Japi, localizada em Jundiaí e região, como a especulação imobiliária com seus problemas, dilemas e repercussões no meio ambiente.
Episódio 1 - Especulação Imobiliária na Serra do Japi
Episódio 2 - Impacto na Fauna e na Flora
Episódio 3 - A Serra e a Pressão Urbana
O podcast Curuquim foi produzido pelos alunos Anderson da Silva, Anthony Muniz, Lucas Guaratini e Ricardo José.
Acesse aqui o podcast: Curuquim
 |
Virginia e Dandhara. Arquivo Pessoal. |
3 - Na sequência, foi a vez da apresentação do webdoc
Gravidez na Adolescência em Fatos e Relatos que traz um panorama sobre o tema e as diversas situações que envolvem esse fenômeno social. As alunas fizeram entrevistas com mulheres que foram mães na adolescência e, também, com profissionais que lidam com esse público. O webdoc foi realizado por Dandhara Galiano e Virgínia Antony.
Acesse aqui o webdoc: Gravidez na Adolescência em Fatos e Relatos.
 |
Lucas e Tiago. Arquivo pessoal. |
4 - A quarta apresentação foi do podcast
Movimento é Vida, da dupla Lucas de Andrade Lindolfo e Tiago Lavinhati. Esse podcast traz entrevistas com pessoas que praticam exercícios físicos abordando a importância e os efeitos dessa prática na infância, adolescência, vida adulta e na terceira idade. São oito episódios que incluem entrevistas com: pessoas que praticam alguma atividade física,
personal trainer, fisioterapeuta e nutricionista.
Estrutura do podcast: Introdução; Atividade física na vida de uma criança; Atividade física na adolescência, Atividade física na vida de um adulto; Atividade física na terceira idade; Atividades físicas em uma pessoa com deficiência; O que é Fisioterapia? E Pilates, é para todos?; O papel do personal trainer; A diferença de ter o acompanhamento de um nutricionista; Conclusão.
Acesse aqui o podcast: Movimento é vida.
 |
Bruna e Isabela. Arquivo pessoal. |
5 - A dupla formada por Bruna Ryan e Isabela Doutel apresentou o podcast
Impactos de vida, que traz, em seu conteúdo, relatos de pessoas que tiveram suas vidas atingidas e impactadas pela pandemia da Covid 19 na região de Jundiaí. O podcast conta com três episódios.
Episódio 1 - Novos desafios do século XXI - Pandemia
Episódio 2 - Impactos de vida e relatos pessoais
Episódio 3 - Impactos de vida e ambientais: não será a última pandemia
Acesse aqui o podcast: Impactos de vida.
 |
Raquel e Vitoria. Arquivo pessoal. |
6 - Para fechar a noite com leveza e arte, foi exibido o documentário
No ritmo da arte produzido pelas alunas Raquel Cerqueira e Vitória Censi. O documentário traz entrevistas com diferentes artistas da cidade de Jundiaí que dividem suas motivações com a arte.
Acesse aqui o documentário: No ritmo da arte.
Na banca examinadora estiveram presentes a professora e coordenadora Ma. Rita de Cássia Ibarra e as professora Sandra Cristina Pedri e Juliane Cavalcante Vitoriano Silva. Entre os convidados da noite estiveram alguns dos entrevistas nos diversos trabalhos apresentados pelos alunos, bem como, familiares e amigos que foram prestigiar as apresentações.
 |
Turma de Jornalismo - UNIP-Jundiaí com as professoras Sandra, Juliane e a coordenadora Rita. Foto: Arquivo pessoal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário