Por Rita Ibarra
O conhecimento de obras cinematográficas faz parte do conhecimento de mundo desejável para um comunicador. Ele deve conhecer tanto as obras antigas ou clássicas quanto as obras contemporâneas. Assim, algumas obras fazem parte do conhecimento mínimo necessário para sua formação. Aqui serão apresentadas algumas das possibilidades de elementos para análise fílmica, assim como algumas dicas de filmes que compõem a base desse saber.
Ao analisar um filme, uma das características mais marcantes é a intertextualidade. Na realidade, o ditado popular "nada se cria, tudo se copia" é uma verdade quando se analisa o cinema.
Para a compreensão do intertexto deve-se realizar um estudo sistemático das teorias e assistir às obras, preferencialmente a partir de sua gênese. Cada filme tem uma história sobre sua criação como, por exemplo, detalhes sobre o tempo (momento) que foi realizado, influências de seu roteirista e diretor e influências culturais que vêm de seu país de origem. Estes elementos fazem parte da análise fílmica e da compreensão da obra assistida.
De certa forma todas as obras contemporâneas receberam influências de outras obras já realizadas e consagradas através da história do cinema.
A viagem do conhecimento sobre o cinema se faz pelos caminhos do tempo, das escolas de cinema, do contexto sociocultural, passando pelas influências econômicas quando da sua realização, pelas disciplinas que influenciam esse conhecimento. Pode-se ler o cinema a partir de seus ensinamentos pedagógicos. Neste percurso são propostas quatro possibilidades de viagem, todas elas pela via das escolas de cinema:
- Metrópolis, base para entendimento de outros filmes como Blade Runner, China Town e Origem (Inception);
- Nosferatu, pai de todos os filmes e séries de vampiros;
- O Gabinete do Dr. Caligari; e,
- M, O Vampiro de Dusseldorf.
Vale conferir, também, o filme Berlim: Sinfonia da Cidade e as obras de Fritz Lang, cujas as fotos encontram-se a seguir.
![]() |
Fonte: Wikipedia. |
- humor negro, com o filme Festim Diabólico;
- voltados para a Guerra Fria, com os filmes PI e Topázio;
- voltados para o suspense, com os filmes Psicose e Pássaros (Birds); ou ainda
- voltados para o crime, com os filmes Janela Indiscreta, Um Corpo Que Cai e Disque M para Matar.
Dentre estes filmes vale destacar o seriado Bates Motel, spin off de Psicose, Um Crime Perfeito, remake de Disque M para Matar e Pássaros, recentemente lançado
- O Nome da Rosa, transposição fílmica do romance homônimo de Umberto Eco; e
- Lutero, filme com consultoria de contextualização história realizados, também, por Umberto Eco.
DICA: Crie suas listas de filmes e vá assistindo aos poucos. Esses são filmes densos, inesquecíveis, que são transpostos em diversas obras ao longo das décadas. São vistos e revistos na maioria dos seriados que fazem parte da história contemporânea, o que será um assunto para outra matéria a ser escrita em breve. Por hoje é só!!!! Logo, logo tem mais!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário