quarta-feira, 27 de abril de 2022

Conheça Orson Welles e suas obras!

Por Rita Ibarra

Orson Welles é um dos diretores mais comentados da história do cinema e tem um valor inestimável enquanto homem de comunicação midiática.forma Sua história traz obras de teatro, rádio e cinema. Nasceu em 6 de maio de 1915, na cidade de Kenosha, Wisconsin, EUA, e morreu aos 70 anos de idade em 10 de outubro de 1985, na cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA. Casou-se três vezes: primeiro com Paola Mori (1955 a 1985), atriz italiana; depois com a diva do cinema Rita Hayworth (1943-1947), imortalizada e relembrada sempre como "Gilda", mas belíssima e de atuação impecável como "A Dama de Shangai" filme noir dirigido por Welles; e, por último, com Virgínia Nicholson (1934-1940), também atriz. Tem três filhos: Rebeca Welles, Christopher Welles Feder e Beatrice Welles.


Um dos momentos mais impactantes de sua carreira foi o pânico que causou em 39 de outubro de 1938 ao narrar a rádio novela "War of the Words" (Guerra dos Mundos), obra de HG Wells (Herbert George Wells - 1866-1946), escritor inglês e autor da obra literária que foi transformada em rádio novela pela Columbia Broadcasting System e afiliadas. A narração foi tão convincente que levou milhares de pessoas para as ruas de Nova Iorque, que acreditaram que a cidade estava sob invasão alienígena. Seu filme mais comentado é "Citizen Kane" (1941), ganhador do Oscar de Melhor Roteiro.

Orson Welles em foto publicitária
do aclamado longa "Citizen Kane".
Seus filmes são:

1941 - Citizen Kane
1942 - The Magnificent Ambersons
1947 - The Lady from Shangai
1958 - Touch of Evil
1966 - Chimes of Midnight


Welles traz a influência do expressionismo em seus filmes por meio dos elementos assimilados pela estética noir trazendo a principal característica do expressionismo que é o jogo entre as luzes e sombras, o claro e o escuro, os incluídos e os que vivem à margem da sociedade; personagens que transitam em vidas limítrofes.

O British Film Institute o aclama como o melhor diretor de todos os tempos em 2002. Seu reconhecimento, assim como o de diversos gênios do cinema, se dá após a sua morte.

O filme foi o primeiro longa-metragem dirigido por Welles. A história do filme tem muitas semelhanças com a vida do magnata das comunicações, William Randolph Hearts, que criticou abertamente a obra. Welles sempre negou a relação entra a personagem e o empresário americano. O filme trouxe diversas inovações em suas técnicas de narrativa, sendo considerado um dos marcos do cinema e consta como primeiro lugar entre os filmes ranqueados pela AFI (American Film Institute). O filme é considerado, por boa parte da crítica, como o maior filme da história até o presente.

DICA: Escolha uma das obras citadas nesta matéria e faça a análise da narrativa! Assistir ao filme e realizar a análise do filme valem 5 horas de Atividades Complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário