Por Mateus Pardinho Silva, Guilherme de M. Nobre Celestino e Tiago Lavinhati
O grupo de teatro Catarsis realizou um ensaio aberto no anfiteatro da UNIP Jundiaí na noite de 19 de abril de 2022. A apresentação contou com a presença dos alunos das turmas de Pedagogia, Psicologia e Jornalismo, além de convidados especiais do grupo.
![]() |
Capa do livro. |
A peça, com base neste livro, aborda a representação de um muro em questões de relacionamentos como entre irmãos, pais e amigos.
Após a apresentação, os atores realizaram um debate com a plateia sobre os temas abordados, indo desde a criação dos filhos até o comportamento humano. Heitor Pires, aluno do 1o semestre do curso de Psicologia, disse: "A peça traz uma reflexão sobre a sociedade, em que todos devem estar juntos por um bem maior. Mostra que não devemos construir muros mas, sim, gangorras para superar as brigas e facilitar a aproximação entre as pessoas, não importando as diferenças de cultura, de opiniões etc".
![]() |
Atores e público em debate sobre a peça apresentada. Foto de Mateus Pardinho Silva. |
Segundo a professora Cristiane Demarchi (historiadora, doutora em educação e professora titular da Universidade Paulista) o objetivo do debate foi levar a uma reflexão sobre os muros sociais que prejudicam as relações ensino/aprendizagem e sobre a importância de se construir uma relação mais estreita entre a arte e a educação.
Esta peça está prevista para ser estreada no mês de junho deste ano, em São Paulo. Para saber mais sobre o grupo Catarsis acesse os seguintes links:
Instagram: https://instagram.com/catarsisproducoes
Site: https://www.catarsis.com.br/a-catarsis
O grupo de teatro Catarsis tem este nome por conta do sentimento de catarse que o teatro pode causar no público, que significa a purificação da alma por uma descarga emocional causada pelo drama. É composto por: Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário