quinta-feira, 19 de maio de 2022

Exposição "Nonni di São Paulo" em Jundiaí

Por ProfSandra Cristina Pedri

Jundiaí recebe, entre os dias 20 de maio e 03 de julho de 2022, a exposição "Nonni di São Paulo" que reúne fotos e documentos históricos de muitos imigrantes italianos que vieram para o Brasil entre 1887 e 1978. 

Neste período, chegaram ao nosso país mais de 800 mil italianos que, em sua maioria, fixaram residência em São Paulo e cidades do interior. Esta exposição foi realizada pela primeira vez no Museu da Imigração, na cidade de São Paulo, e teve o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Consultado Geral da Itália, em São Paulo. Desde março de 2019 a exposição está percorrendo cidades do interior do Estado.

Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, entrevistou (desde 2013) 50 imigrantes italianos, com idades entre 70 e 90 anos, colhendo depoimentos com o objetivo de contar suas histórias de vida que são repletas de sonhos, surpresas e fantasias. Para isso, fez uso de uma narrativa capaz de nos fazer sonhar, como acontece quando lemos uma fábula. 

Para a exposição em Jundiaí, foram entrevistados vários italianos residentes na cidade, o que dará ao público a possibilidade de entender e aprender mais sobre a presença italiana na cidade, além de conhecer a trajetória de personagens como: Dario Birolini, Maria Bonomi, Nicolo Camali, Irmã Alberta Girardi, Lisena Montanaro, uma das "Mães de São Vito", que chegou no Brasil em 1955, com 18 anos; Mino Carta, responsável pela fundação das revistas Carta Capital, Quatro Rodas, IstoÉ e Veja, além do Jornal da Tarde e do Jornal da República; Bruna e Giorgio Maschietto que saíram da região do baixo Vêneto (Itália) e chegaram ao Brasil em 1955 e 1953 respectivamente; além de outros imigrantes.

Venha prestigiar esta exposição na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, localizada na Rua Barão de Jundiaí, 109 - Centro - Jundiaí-SP.  Horário de funcionamento: terça a sexta-feira (das 10h às 17h), sábados (das 9h às 16h) e domingos (das 10h às 17h). Às segundas-feiras a Pinacoteca fica fechada.

Para saber como chegar à Pinacoteca, clique AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário