domingo, 1 de maio de 2022

Ser jornalista

Por ProfSandra Cristina Pedri

Ser jornalista é atraente, principalmente para aqueles que gostam de estar por dentro de tudo o que acontece e de lidar com as muitas mídias disponíveis como rádio, TV, jornais, revistas, internet... Se você tem interesse nesta carreira, veja as dicas que damos para que você seja um bom jornalista.

  1. Mantenha-se bem informado - Um dos requisitos para ser um bom jornalista é se manter informado. Fique atento a tudo o que acontece ao seu redor, seja em sua cidade, estado, país e no mundo. Busque a maior quantidade possível de notícias e concentre-se nos acontecimentos principais, pois não dá para ficar sabendo de tudo. Sempre que fizer uma leitura, a faça de modo crítico. Selecione as fontes de leitura fidedignas, mas também procure saber o que as demais fontes estão publicando/divulgando. É muito bom ler colunas de opinião de jornalistas conceituados para saber como eles pensam e veja, também, como são interpretados por especialistas.

  2. Leia muito - Gostar de ler é outro requisito muito importante, portanto a leitura deve se tornar um hábito. É pela leitura que o jornalista enriquece o vocabulário e aprende a escrever melhor. Para uma boa escrita é importante ler, também, livros de literatura, que ajudam a ter contato com vocabulários variados e estilos diferentes de escrita.

  3. Fique antenado - Quem escolhe o Jornalismo como carreira deve estar ciente de que não terá um horário fixo de trabalho, ou seja, o trabalho vai lhe acompanhar 24 horas por dia. Não tem como passar diante de um acontecimento e ignorar. Até quando você estiver de férias, será preciso estar atento a tudo, pois os "furos" de reportagem podem acontecer onde e quando você nem imaginar.

  4. Desperte o investigador que há em você - Ser jornalista é, também, ser uma pessoa curiosa. O jornalista investiga e conta os fatos que são de interesse de todos. Para despertar a habilidade investigativa e jornalística, leia os livros-reportagem. São livros escritos por jornalistas que vão além da notícia que já foi divulgada nos diversos meios de comunicação. Cabe a eles ir atrás dos fatos que não foram divulgados, relatar outros pontos de vista e, por meio de uma linguagem literária, atrair e reter o leitor enquanto informa. Um exemplo clássico de livro-reportagem é Hiroshima, de John Hersey, que relata a queda da bomba em Hiroshima (1945) do ponto de vista de seis sobreviventes. No Brasil, entre os muitos livros-reportagem excelentes, vamos citar o best-seller Holocausto brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, que aborda a situação dos manicômios no Brasil por meio de diversas reportagens investigativas sobre o Hospital Colônia, em Barbacena-MG.

  5. Estude, estude, estude - Se você é daqueles que pensam que, ao sair da faculdade não precisa mais estudar, está enganado. A formação do jornalista é contínua e vai muito além da faculdade. Faça minicursos para adquirir novas habilidades. Aprenda a usar programas de diagramação, de edição e criação de imagens e vídeos para a Web, por exemplo. Estude escrita criativa, storytelling, criação de roteiros e aprenda a lidar com as mídias sociais como Facebook, Instagram entre outras. Lembre-se, também, de fazer cursos de pós-graduação e de especialização. Se puder, faça um mestrado e um doutorado também.

  6. Comprometa-se com a sociedade - O jornalista exerce um papel muito importante na sociedade. É ele que, geralmente, está vigiando os poderes públicos e relatando os acontecimentos de interesse geral. Ele luta pelo direito de liberdade de expressão e é o porta-voz de informações de qualidade. Cabe ao jornalista agir com ética e divulgar sempre a verdade visando o bem-estar da sociedade. Seus textos, com exceção dos artigos de opinião, devem ser sempre imparciais e ele deve dar escuta aos dois ou mais lados da história que está sendo noticiada.

  7. Seja sociável e comunicativo - O jornalista nunca está só. Sua atividade é sempre social pois precisa apurar notícias. Para isso, está sempre conversando com as pessoas. Também troca informações com outros repórteres, debate pautas com diretores e produtores e, portanto, precisa cultivar os relacionamentos, tanto com as fontes quanto com os colegas de trabalho.
Você gostou de saber um pouco sobre a carreira de Jornalismo? Se você tem interesse nesta área, acesse o site da UNIP e saiba tudo sobre o curso de Jornalismo. Venha fazer parte desta equipe!

Fonte: site UNIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário