terça-feira, 3 de maio de 2022

De volta às aulas presenciais

 Por Anderson da Silva Oliveira

Terça-feira, 17 horas, cheguei mais cedo no campus e resolvi acompanhar o movimento. No pátio, sentado em uma mesa perto da Cantina do Joca, consigo ver um professor corrigindo provas. Pássaros sobrevoam o pátio praticamente vazio. Apesar de ter muitas mesas disponíveis apenas uma está ocupada por um grupo de oito pessoas (sete mulheres e um homem) que estão estudando e jogando conversa fora.

Legenda: Universidades retomam atividades presenciais.
<a href="https://www.freepik.com/photos/student-walking">
Student walking photo created by freepic.diller - www.freepik.com</a>

À minha esquerda vejo uma aluna comendo um pacote de salgadinhos enquanto bebe um refrigerante e se entretém com algo em seu celular. Mais adiante há outra aluna, só que ela está estudando, pois está fazendo anotações em seu caderno e digitando no computador enquanto folheia um livro. Parece loucura esta descrição, mas o dia a dia de um estudante é assim mesmo, ou seja, a gente se habitua a fazer mil coisas ao mesmo tempo. Como estou apenas observando sem fazer nada... o tempo acabou passando rápido. Já faz quase 1 hora que estou só olhando...

À direita vejo seguranças discutindo algo aparentemente importante, mas não sei exatamente o que discutem pois não consigo ouvir o que falam. Já são quase 18 horas e muitas pessoas estão chegando e passando pelas catracas. 

Enquanto narro estas cenas meu pensamento voa... Como será que está a vida acadêmica destas pessoas agora que as aulas presenciais voltaram? Será que estão iguais a mim, tentando voltar à rotina de dois anos atrás, conciliando trabalho, estudos, projetos pessoais? Será que estão dando conta de tudo? Ou será que estão com dificuldades de retomar a rotina anterior?

Os minutos passam rápido. Mais pessoas estão chegando e, agora, o pátio está cheio. Muitos estudantes, assim como eu, estão vindo direto do trabalho e as cantinas da faculdade estão ficando cheias, pois todos chegam com fome e cansados. Olhando todo o movimento resolvo me dirigir para a sala de aula.

Intervalo! Alguns alunos vão rapidamente para o pátio, outros aproveitam para mais um lanchinho. Outros, ainda, se reúnem em rodas de música ou de conversas para colocar os assuntos em dia. São 20 minutos que passam muito rápido, no entanto, é tempo suficiente para alunos jogarem truco empolgados com as jogadas aos berros e tapas na mesa, próprias deste tipo de jogo. A maioria volta para as salas de aula assim que o intervalo termina, mas alguns ficam por ali mesmo, comendo, estudando, fazendo um ou outro trabalho em grupo, ou simplesmente conversando. 

Ao término das aulas todos vão embora para suas casas. Alguns saem rapidamente, seja de ônibus, van ou carona. Outros ficam aguardando alguém lhes buscar e, quando menos se espera, a faculdade está quase vazia. Chegou a hora de seguir meu caminho para casa também. E assim, lá se foi mais um dia na nova rotina de aulas presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário