Por Tiago Lavinhati
Nos últimos dois anos, as aulas estavam sendo realizadas em sistema on-line devido a pandemia da Covid-19 e, no primeiro semestre de 2022, a UNIP (entre outras universidades) retomou o ensino presencial. No início de 2020 toda a atividade escolar havia passado para o ambiente virtual na grande maioria dos cursos, acontecendo através dos aplicativos Zoom (para as aulas ao vivo) e Microsoft Teams (para o compartilhamento de conteúdo e realização de provas).
Agora, com o retorno ao ensino presencial, conhecer a opinião, tanto dos alunos quanto dos professores, pode auxiliar na adaptação e na compreensão dos impactos causados pela ausência das atividades presenciais nesses dois últimos anos. Confira, a seguir, quatro depoimentos sobre o tema.
![]() |
Foto de Lucas de Andrade Lindolfo. |
- Lucas de Andrade Lindolfo, 7o semestre de Jornalismo da UNIP Jundiaí - "Entrei na escola por volta dos três anos e minha rotina era acordar, tomar café e ir para a escola, e foi assim a vida toda até a faculdade. Estou tão acostumado com o ensino presencial que a volta às aulas está me fazendo muito bem. Chegar na sala de aula, copiar a matéria da lousa, estar frente a frente com o professor, perguntando e respondendo a diversas questões sobre os mais variados assuntos, está sendo muito bacana. Além de voltar ao ensino que tinha de costume antes da pandemia, estou podendo visitar toda a infraestrutura do campus e ter contato com as matérias que vão agregar bastante à minha carreira como Jornalista e, também, estou vendo meus amigos com mais frequência, que é algo que estava me fazendo muita falta. Adoro a dinâmica da faculdade, ou seja, ver as pessoas indo de um lado para o outro".
- Larissa Pereira de Almeida, 5o semestre de Psicologia da UNIP Jundiaí - "O ensino presencial, sem dúvidas, é melhor do que o a distância. Eu consigo ter uma memória bem clara sobre o que foi ensinado em uma aula anterior justamente por conseguir prestar mais atenção. Isso por causa do foco na aula e por poder tirar dúvidas com os professores e alunos da universidade. O ensino presencial traz mais responsabilidade e compromisso porque não lhe permite ficar consultando outras fontes enquanto assiste à aula, então exige mais atenção e dedicação dos alunos. Por outro lado, gera bastante ansiedade, pois alguns alunos nunca fizeram uma prova presencial ou nunca apresentaram um trabalho para a sala de aula. Tudo isso nos leva a concluir que estávamos em uma zona de conforto e, agora, estamos saindo dela para nos adaptarmos novamente".
PROFESSORES
- Cristiane Demarchi (historiadora, doutora em educação e professora titular da Universidade Paulista) - "O retorno às aulas presenciais, para mim, foi o retorno da participação dos alunos na aula. Sinto muito mais a energia e o conhecimento que a sala de aula possui sobre o tema ministrado no "presencial". Pelo feedback dos alunos, eles também sentem mais integração no "presencial", demonstram uma melhor compreensão dos temas etc. Acredito que o aspecto coletivo é fundamental na aprendizagem significativa dos alunos e, portanto, essa é a desvantagem do ensino on-line ou híbrido. Do ponto de vista mais subjetivo, gostei de rever os alunos após tanto tempo de isolamento e imagens inertes dos perfis no Zoom".
- Kleber Robson Ribeiro (Designer Gráfico, Especialista em Informática e Comunicação Digital e professor assistente da Universidade Paulista) - "A minha experiência com o retorno às aulas presenciais foi positiva, pois havia uma saudade da convivência presencial, da troca direta de experiências com os alunos. A vivência no ambiente on-line também foi uma experiência positiva, pois pude vivenciar um formato de ensino que era inédito para mim. Ambos os formatos possuem pontos positivos: as aulas on-line, apesar do menor nível de interatividade direta dos alunos, permite o andamento mais rápido quanto à quantidade de conteúdo e facilidade de utilização de ferramentas digitais pelo fato de já estarmos em um ambiente on-line. Já o formato presencial proporciona maior facilidade para nós, professores, avaliarmos o conteúdo que está sendo absorvido pelos alunos até mesmo pela leitura visual que podemos fazer desses alunos".
Amei esta matéria.
ResponderExcluir