3 - Copa de 2022 - Classificados, grupos, datas e ingressos
Brasil no Catar rumo ao hexa
Por Lucas Guaratini
A Copa do Mundo de 2022 está sendo disputada no Catar. A abertura ocorreu no dia 20 de novembro e o término será no dia 18 de dezembro. Os melhores jogadores do mundo estão disputando a taça mais importante do planeta.
Todas as 32 seleções do torneio foram sorteadas em seus respectivos grupos. Veja a tabela a seguir.
![]() |
Fonte: Reprodução / FIFA. |
A primeira disputa ocorreu no dia 20 de novembro entre as seleções do Catar e do Equador no estádio Al Bayt e teve VAR no primeiro pênalti. O Equador venceu por 2 a 0. Com a derrota, Catar passou a ser o primeiro anfitrião a perder na estreia de um mundial.
Em entrevista ao Lucas Guaratini, o jornalista Leonardo Miranda compartilhou seus pensamentos com relação ao grupo em que a seleção brasileira está. Segundo ele, o Brasil é um dos favoritos da copa, tem um trabalho extremamente sólido (que é o trabalho do Tite) mas... a Suíça é uma equipe que merece preocupação e atenção por parte dos canarinhos. Apesar da Suíça não ter tanta tradição no futebol é uma equipe que eliminou a França na última Eurocopa e que levou a Espanha para os pênaltis. É uma seleção que chega no auge da maturidade com jogadores como Embolo, Shikiri, Rodriguez, Seferovic. Todos esses jogadores podem aprontar muito pro Brasil.
Ao finalizar a fase de grupos restarão 16 equipes pela disputa da taça. Inicia-se, então, a fase eliminatória com as oitavas de final prevista para ocorrer entre os dias 3 e 6 de dezembro. Assim que forem classificadas 8 equipes, serão disputadas as quartas de final nos dias 9 e 10 de dezembro, quando restarão apenas 4 equipes para duelarem pelas semifinais nos dias 13 e 14 de dezembro. As 2 seleções derrotadas disputarão o terceiro lugar no dia 17 e as seleções vencedoras das semifinais chegarão à grande final a ser disputada no dia 18 de dezembro às 12 horas (horário de Brasília)
Leandro Miranda acredita que pode haver uma "zebra" após a fase de grupos que chegará longe surpreendendo as demais seleções. Ele conta que uma "zebra" com a qual ninguém está contando é a Dinamarca por estar num grupo teoricamente mais simples. É uma seleção que tem um elenco espetacular, que vem jogando muito bem e que já fez um excelente Euro (sendo semifinalista). "Se eu pudesse apostar, eu apostaria na Dinamarca", afirmou ele.
Para comprar os ingressos e assistir aos jogos no Catar é preciso acessar o site oficial da FIFA, fazer o cadastro e escolher os jogos restantes disponíveis da fase de grupos.
Leonardo Miranda diz que o Brasil vem de um jejum de 5 copas sem título. A Itália venceu em 2006, Espanha em 2010, Alemanha em 2014 e França em 2018. A expectativa dos brasileiros com a conquista do hexa continua crescendo cada vez mais. Ele conta que as seleções favoritas são: "Alemanha, Itália (quando participa), França, Argentina e Brasil". A este grupo ele acrescenta a Espanha (que entrou recentemente como favorita pelo que construiu no futebol), a Holanda, Bélgica, Portugal e Croácia. Essas são as seleções que podem chegar longe numa final, como aconteceu com a Croácia na última copa.
"Nós temos quase 200 países no mundo e só 8 deles venceram uma Copa do Mundo. Imagino que o favoritismo é sempre assim, a gente sempre faz uma análise de momento", diz Leonardo. Ele vê Argentina e Holanda como times muito bons, assim como vê a França em um momento não tão bom assim, pois tem perdido muitos jogadores. A Inglaterra, a seu ver, pode chegar longe nessa copa.
Para 2026 já ficou definido que a Copa do Mundo acontecerá no Canadá, México e Estados Unidos. Será a primeira vez na história das copas que 3 países diferentes sediarão o torneio.
Lista dos maiores vencedores em copas do mundo
O Brasil lidera a lista como o maior vencedor até aqui, com 5 taças, seguido pela Alemanha e Itália com 4 conquistas cada, Argentina, França e Uruguai com 2 taças cada e, por fim, Inglaterra e Espanha com 1 triunfo cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário