sábado, 5 de novembro de 2022

6 - Copas do Mundo - Histórias e Curiosidades

Copa de 2010

Mundial realizado na África do Sul
Por Guilherme Celestino

Depois de ser realizada na América, na Europa e na Ásia a Copa do Mundo finalmente foi disputada no continente africano e, em 2010, a África do Sul se tornou palco de jogos históricos em um clima único.

Vários fatores marcaram a edição do mundial na África do Sul, carregado de referências à cultura do país. O mundial foi embalado pelo hit Waka Waka da cantora Shakira, que foi a música oficial da copa, além do barulho característico das vuvuzelas nas arquibancadas de todos os estádios.

Fonte: The University of Adelaide.
Outro destaque marcante foi a icônica Jabulani, a bola mais famosa da história das copas, desenhada com detalhes para homenagear as seleções participantes. Além dos idiomas e tribos da África do Sul, a bola chamou muita atenção por realizar movimentos incomuns, tornando-se imprevisível para os jogadores e, principalmente, para os goleiros. As trajetórias "sobrenaturais" feitas por ela foram motivos de estudos da Nasa e de diversas reclamações dos atletas.

No estádio Soccer City, em Joanesburgo, a bola começou a rolar no dia 11 de junho para a África do Sul e México, com Tshabalala marcando um golaço para os Bafana Bafana (apelido da seleção Sul-Africana - termo da língua zulu que significa "os garotos") e, Rafa Márquez empatando para os mexicanos. Ainda no mesmo dia, Uruguai e França foram a campo mas não saíram do 0 a 0.

A fase de grupos foi composta por golaços e falhas dos goleiros como consequência das curvas exuberantes da Jabulani. Além disso, ficou o registro das frustrantes campanhas das finalistas de 2006. Tanto a França quanto a Itália ficaram em último lugar nos seus grupos. Os Le Blues (seleção francesa) fizeram apenas 1 ponto, enquanto a Azurra (seleção italiana) somou 2 pontos.

Nas oitavas de final a Alemanha aplicou 4 a 1 na Inglaterra, mas um lance mudou os rumos do jogo. Quando a partida ainda estava 2 a 1 para os alemães, Lampard chutou de fora da área e a bola bateu no travessão caindo dentro do gol. Como o árbitro não viu, o gol não foi confirmado. Também com polêmica, a Argentina se classificou perante o México vencendo por 3 a 1 com 2 gols de Carlos Tévez e o Brasil passou tranquilo pelo Chile fazendo 3 a 0.

As quartas de final foram o último ato de brasileiros e argentinos na copa de 2010. A seleção brasileira até começou vencendo a Holanda com um gol de Robinho mas, no segundo tempo, Sneidjer aproveitou as falhas da defesa brasileira para fazer 2 gols e eliminar a amarelinha. Os hermanos não tiveram nem chances com a Alemanha. Thomas Müller fez o primeiro gols aos 3 minutos do primeiro tempo. Klose, Friedrich e, de novo, Klose definiram os 4 a 0 no segundo tempo.

Ainda nas quartas de final, Uruguai e Gana fizeram a partida mais memorável da edição. Em meio a chutes pra lá e pra cá, Muntari acertou um chutaço do "meio da rua" e colocou Gana na vantagem, mas Diego Forlán, em um golaço de falta, empatou o jogo. O placar persistiu assim até a prorrogação e, quando parecia que o jogo seria definido nos pênaltis, veio o lance histórico: em uma cobrança de falta para Gana o goleiro Muslera saiu errado e a bola sobrou para o chute de Appiah, mas o atacante uruguaio Suárez, ajudando na defesa, salvou em cima da linha. A bola foi rebatida para Adiyiah que cabeceou para fazer o gol. Como último recurso, Suárez tirou a bola com as mãos e cometeu pênalti. O atacante foi expulso e Gana teve a última chance de finalizar o jogo, mas Gana mandou a bola no travessão e Luiz Suárez, que chorava de tristeza, vibrou de alegria. O jogo acabou e foi para a disputa por pênaltis. O goleiro uruguaio, Fernando Muslera, defendeu duas cobranças e Loco Abreu, de cavadinha, garantiu a celeste na semifinal.

Abrindo as semifinais Uruguai e Holanda fizeram um bom jogo. O holandês Van Bronckhorst abriu o placar em um "torpedo" no ângulo. Forlán empatou também com um golaço. Sneijder e Robben fizeram mais 2 gols para a Holanda e Maxi Pereira diminui o placar no finalzinho determinando o 3 a 2. No outro jogo, o zagueiro Puyol fez o gol que colocou a Espanha na final e eliminou a Alemanha.

No Nelson Mandela Bay Stadium ocorreu a disputa pelo terceiro lugar entre Uruguai e Alemanha. Thomas Müller marcos para os alemães, Cavani e Forlán viraram para a celeste, mas Jansen e Khedira fizeram a Alemanha vencer por 3 a 2.

Em Joanesburgo valia o título inédito para as duas seleções e, por esse motivo, a partida teve disputas intensas com faltas fortes. A melhor chance do jogo ocorreu só no segundo tempo, quando o holandês Robben saiu na cara do gol aos 16 minutos, mas parou no pé salvador de Casillas. O jogo foi para prorrogação e, na segunda etapa, a Holanda perdeu o zagueiro Heitinga, que foi expulso. Aproveitando o espaço vazio na defesa da Holanda, Andrés Iniesta fez o gol que deu o primeiro título mundial para a Espanha.

A Copa de 2010 teve 145 gols em 64 partidas, com média de 2,27 gols por jogo. Os artilheiros da competição foram Müller da Alemanha, Villa da Espanha, Sneijder da Holanda e Forlán do Uruguai, todos com 5 gols cada. O melhor jogador da competição foi o uruguaio Diego Forlán.


Nenhum comentário:

Postar um comentário