sexta-feira, 18 de novembro de 2022

7 - Copas do Mundo - Histórias e Curiosidades

Copa de 2014

Mundial realizado no Brasil
Por Guilherme Celestino

Em 2014 o Brasil recebeu, pela segunda vez, a oportunidade de sediar a Copa do Mundo, tornando-se o sexto país a alcançar esse feito. Além disso, a seleção buscava acabar com o "fantasma do Maracanaço", que ocorreu com a perda da final da copa de 1950 para o Uruguai no estádio do Maracanã.

Com a intenção de evitar novas polêmicas como a ocorrida na copa de 2010 entre a Alemanha e a Inglaterra, a FIFA utilizou, pela primeira vez no mundial, a tecnologia da linha do gol, uma inovação em que o árbitro recebe um aviso no pulso quando a bola ultrapassa a linha do gol.

A abertura da copa ocorreu no dia 12 de junho, em São Paulo, onde a seleção brasileira derrotou a Croácia na partida de estreia por 3 a 1, com 2 gols de Neymar e 1 de Oscar. Ainda na primeira rodada, em Salvador, a Espanha e a Holanda se enfrentaram pelo grupo B, reeditando a final de 2010. Em uma cobrança de pênalti Xabi Alonso fez Espanha 1 a 0. Mas Van Perise empatou em um golaço de "peixinho" no segundo tempo e a "laranja mecânica" (como é conhecida a seleção da Holanda) transformou o placar em goleada com mais 2 gols de Robben, 1 gol do zagueiro Vriej e mais 1 gol de Van Perise, chegando aos inesperados 5 a 1. 

A fase de grupos ainda apresentou algumas campanhas surpreendentes e a mais notável delas foi a classificação da Costa Rica no chamado "grupo da morte". Superando Inglaterra, Itália e Uruguai os costa-riquenhos passaram em primeiro lugar, enquanto o Uruguai ficou com o segundo lugar. Já a Inglaterra e a Itália se juntaram a Espanha e Portugal, sendo as primeiras seleções tradicionais a caírem nesta edição.

Com Brasil e Chile em campo no Mineirão, iniciaram-se as oitavas de final. A amarelinha saiu na frente com o gol de David Luiz e, coube a Alexis Sánchez empatar para os chilenos. Já na dramática disputa de pênaltis, a seleção brasileira venceu por 3 a 2. A Holanda, Costa Rica, França, Alemanha, Argentina e Bélgica foram as outras seleções classificadas para as quartas de final e, no Maracanã, a Colômbia despachou o Uruguai por 2 a 0, com direito a uma pintura de James Rodrigues seguindo para enfrentar o Brasil na próxima fase.

A primeira partida das quartas de final foi entre a França e a Alemanha, com o zagueiro Hummels marcando de cabeça o gol da classificação alemã a mais uma semifinal. Os zagueiros também foram destaque no jogo entre Brasil e Colômbia, com a dupla Thiago Silva e David Luiz balançando as redes para a seleção brasileira, enquanto do lado colombiano o meia James Rodriguez, de pênalti, apenas diminuiu o placar para 2 a 1. Apesar da classificação, o Brasil sofreu grande perda, já que Neymar levou uma pancada nas costas e saiu lesionado, ficando de fora do restante da competição. Completando as seleções semifinalistas, a Argentina, com o gol de Higuain, eliminou a Bélgica, e a Holanda superou a Costa Rica nos pênaltis graças ao goleiro Krul, que entrou no último minuto da prorrogação só para defender os pênaltis e se tornou protagonista ao pegar duas cobranças.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/05/deportes/1404518788_349353.html

No dia 8 de julho, em Belo Horizonte, o Brasil sofreu a sua pior derrota na história das Copas do Mundo por um placar inimaginável, chocante e que abalou a relação dos torcedores perante a seleção. O jogo começou com o Brasil tomando a iniciativa, mas logo aos 11 minutos do primeiro tempo, em um escanteio da direita, Thomas Müller surgiu livre e fez 1 a 0 para os alemães. Aos 22 minutos Miroslav Klose ampliou o placar tornando-se o artilheiro da história das copas com 16 gols. Os jogadores brasileiros "sentiram o golpe" e se perderam dentro do campo. Aos 24 minutos Toni Kroos fez o terceiro gol e, na saída da bola, marcou também o quarto gol. Aos 29 minutos Khedira fechou o primeiro tempo em 5 a 0 para a Alemanha. Na volta do intervalo ninguém esperava mais nada do jogo, porém o atacante alemão Schürle entrou determinado a marcar e fez logo 2 gols. No final da partida, Oscar fez o gol de honra para o Brasil e com o apito final do árbitro sacramentou-se o 7 a 1.

Na oitava disputa da semifinal, Argentina e Holanda ficaram no 0 a 0 e decidiram a vaga nos pênaltis. O goleiro albiceleste Romero tornou-se um herói ao pegar as cobranças dos holandeses Vlaar e Sneijder, deixando nos pés de Maxi Rodriguez a batida que garantiu a Argentina na final.

No dia 13 de julho o Maracanã foi o palco da terceira final de copa entre Alemanha e Argentina. Apesar dos alemães terem mandado uma bola na trave com Höwedes, foram os argentinos que tiveram as grandes chances do jogo. Primeiro com Higuain, depois com Messi e, já na prorrogação, com Palacio. No entanto as grandes chances desperdiçadas custaram caro quando Mário Götze recebeu a bola com liberdade, dominou no peito e "fuzilou" para o gol, tornando a Alemanha tetracampeã do mundo.

A copa de 2014 teve 171 gols em 64 partidas, com média de 2,67 gols por jogo. O vice-campeão Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da copa e James Rodriguez foi o artilheiro com 6 gols na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário