Copa de 2018
Mundial realizado na RússiaPor Guilherme Celestino
A Copa de 2018 foi a última edição realizada até o momento, marcando o retorno do mundial ao continente europeu e, pela primeira vez, foi disputada na Rússia.
Continuando com a introdução de novas tecnologias na competição, com o intuito de diminuir a quantidade de erros, a FIFA inseriu o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) como novidade nessa edição. Utilizado apenas para lances capitais, a nova ferramenta entrou em ação, pela primeira vez, no jogo entre França e Austrália para marcar uma penalidade a favor dos franceses.
A abertura do torneio ocorreu no dia 14 de junho em Moscou, com Rússia e Arábia Saudita. Em termos de nomes e representatividade das duas seleções, a partida não aspirava um grande jogo de estreia, mas os anfitriões fizeram uma bela exibição e aplicaram 5 a 0 nos adversários. Os gols foram marcados por Gazinsky, Cheryshev (2), Dzyuba e Golovin.
No decorrer da fase de grupos algumas partidas atraíram os holofotes dos torcedores. Foi o caso do clássico jogo entre Espanha e Portugal que terminou em um emocionante placar de 3 a 3, com 3 gols de Cristiano Ronaldo, da vitória do México perante a Alemanha por 1 a 0 e do "atropelo" da Croácia por 3 a 0 sobre a Argentina. Além disso, ainda tiveram mais jogos dramáticos dos alemães que venceram a Suécia de virada no finalzinho e perderam para a Coreia do Sul, resultado que confirmou a eliminação da Alemanha.
A disputa que marcou o início das oitavas de final foi uma das melhores da edição de 2018. França e Argentina duelaram na arena Kazan em uma partida cheia de reviravoltas. A França marcou o primeiro gol em um pênalti sofrido por Mbappé, que Griezmann converteu. Di Maria arriscando de longe empatou para a Argentina e, no segundo tempo, Gabriel Marcado virou para os albicelestes. Não muito tempo depois, os franceses chegaram ao empate com o gol mais bonito da copa, marcado por Pavard e, em menos de 4 minutos, Mbappé não só virou o placar como ampliou para 4 a 2 para os Les Blues. Já nos acréscimos, Agüero marcou o terceiro gol argentino encerrando o placar em 4 a 3.
Outros jogos carregaram a emoção até o final. Espanhóis e russos empataram por 1 a 1, decidindo nos pênaltis a heroica classificação dos donos da casa. O Japão chegou a estar vencendo por 2 a 0 a seleção da Bélgica, mas não conseguiu parar as bolas aéreas e acabou sofrendo o empate. Os belgas, embalados pela reação, conseguiram virar o jogo em um contra-ataque perfeito que resultou no 3 a 2. No estádio Spartak a Inglaterra jogou contra a Colômbia e saiu na frente com um gol de pênalti de Harry Kane e, na última jogada, em um escanteio, o zagueiro Yerry Mina empatou para a Colômbia, levando a disputa para os pênaltis, na qual os ingleses levaram a melhor.
Nas quartas de final, a abertura da rodada foi entre França e Uruguai, com os franceses saindo vitoriosos por 2 a 0. O segundo jogo marcou a despedida brasileira, já que a seleção não conseguiu segurar a Bélgica. Com o gol contra de Fernandinho e um golaço de Kevin De Bruyne, os belgas fizeram 2 a 0. O Brasil ainda diminuiu o placar com Renato Augusto, mas acabou eliminado da copa. A Inglaterra superou a Suécia por 2 a 0, garantindo-se na próxima fase e a Croácia, nos pênaltis, derrubou os anfitriões por 4 a 3.
Nas disputas da semifinal, a bola parada foi decisiva no duelo entre França e Bélgica. O gol de Umtiti, em uma jogada de escanteio, carimbou os franceses como finalistas. Na outra semifinal, a Inglaterra saiu na frente da Croácia com um gol de falta de Trippier, mas Perisic e, na prorrogação, Mandzukic colocaram a Croácia pela primeira vez na final.
Em São Petersburgo, Bélgica e Inglaterra foram a campo para definir o terceiro lugar do mundial. Logo no início da partida Meunier fez 1 a 0 para a Bélgica e, próximo do fim da partida, o capitão Eden Hazard marcou o segundo gol, dando a vitória aos belgas.
![]() |
Estádio Lujniki em Moscou, na Rússia. Fonte: Wikipédia. |
Na grande final, a França chegava como favorita ao título diante da "zebra" Croácia e confirmou as expectativas ao sair na frente com o gol contra do atacante Mandzukic. A Croácia pressionou e conseguiu empatar com Ivan Perisic, mas em uma cobrança de pênalti Griezmann colocou, de novo, os franceses em vantagem no fim do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Pogba e Mbappé deixaram a França com uma mão na taça e, numa bobeira do goleiro Lloris, Mandzukic descontou para os croatas. O placar acabou em 4 a 2 para a França que se consagrou bicampeã da Copa do Mundo.
A Copa de 2018 teve 1969 gols em 64 partidas com média de 2,64 gols por jogo. O artilheiro foi o inglês Harry Kane com 6 gols e o craque da competição foi o croata Luka Modric.
Nenhum comentário:
Postar um comentário